De seg. a sex. das 8h às 20h. Sáb. das 8h às 12h

Mini-implantes dentários: saiba o que é e tire suas dúvidas!

Tempo de leitura: 2 minutos

Podemos definir os mini-implantes como peças utilizadas no tratamento ortodôntico que funcionam como ancoragem com o objetivo de auxiliar nas movimentações ortodônticas e facilitar o tratamento, quando necessário.

Além disso, os acessórios são feitos de titânio, com um diâmetro reduzido (de 1,2 a 2 milímetros de diâmetro) em comparação com os implantes tradicionais, que ficam em torno de 3 a 4 milímetros.

Qual a diferença entre o implante tradicional e o mini-implante?

Além do formato e tamanho, eles possuem algumas diferenças bem importantes. O implante dentário tradicional normalmente realiza o papel de substituir os dentes perdidos. Ou seja, possuem a função de substituir a raiz de um dente perdido, originando um suporte para a instalação de uma prótese dentária fixa.

Já os mini-implantes agem como acessório para a correção dentária, permitindo a movimentação adequada e seletiva dos dentes. Além disso, oferece a possibilidade de um tipo de ancoragem ortodôntica temporária.

Veja outras curiosidades sobre o implante dentário neste artigo!

Como funciona o tratamento?

O mini-implante é geralmente instalado na maxila ou mandíbula para oferecer ancoragem para o aparelho ortodôntico. Possibilitando, assim, suporte para o ortodontista exercer forças mais intensas no processo de correção ortodôntica.

Então, a força é acionada sobre o mini-implante ou sobre algum outro dente fixado diretamente a ele, fazendo com que o tratamento ortodôntico se torne mais rápido.

Como é realizada a inserção dos mini-implantes?

Em geral, o processo acontece da seguinte maneira: com a ajuda do diagnóstico por imagem, o ortodontista define o local apropriado e realiza a marcação dos pontos que irão receber os mini-implantes.

Além disso, após isso, com o auxílio dos instrumentais adequados, o dentista realiza a instalação do mini-implante na região óssea indicada sob anestesia local.

Como realizar a limpeza do mini-implante?

Não tem muito segredo para realizar a limpeza do mini-implante dentário. Além de seguir com todos os cuidados e manutenções orientadas pelo seu dentista, você só precisará limpar a área com uma escova normal ou unitufo (região do implante). Sempre após as refeições, ou no mínimo 3 vezes por dia.

Mas, é importante sempre lembrar de realizar a higiene, pois a duração e conservação do acessório pode ser afetada por uma falta de limpeza local, originando um acúmulo de placa ao redor e levando a inflamações e infecções posteriormente.

Veja como fazer a higienização correta no implante dentário.

Faça uma avaliação e invista em mini-implantes dentários!

Saiba mais sobre o tratamento ortodôntico com os mini-implantes dentários. Entre em contato com a DentCare pelos telefones (21) 3411-1001, Whatsapp (21) 97291-1001, ou através do site e marque uma avaliação com um de nossos profissionais.

Estamos sempre preparados para restaurar a beleza do seu sorriso. Fale conosco!