skip to Main Content
(21) 98552-2020 (21) 3411-1001
De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h
Manchas Brancas No Dente

Manchas brancas nos dentes? Veja Como tratar!

Tempo de Leitura 2 minutos

Você já percebeu a presença de manchas brancas no seu sorriso?

Sabia que elas podem indicar cárie, excesso de flúor ou má formação do esmalte do dente? Podem surgir tanto nos dentes de leite, quanto nos dentes permanentes.  

Veja quais são as três principais causas: 

1- Cárie 

Muita gente não sabe, mas o primeiro sinal de cárie são as manchas brancas. Pois, a cárie provoca o desgaste do esmalte do dente, que, normalmente, surge em locais onde há o acúmulo de alimentos, o que favorece a proliferação de bactérias e o aparecimento de placas bacterinas. 

A cárie é o resultado de uma má higiene bucal, associada com o excesso de alimentos doces. Por isso, é importante escovar sempre os dentes, usar o fio dental pelos menos duas vezes ao dia, principalmente, antes de dormir. 

Fique atento aos sinais: manchas brancas, dor, dificuldade de passar o fio dental. 

2- Hipoplasia de esmalte 

A hipoplasia do esmalte é uma má formação ou deficiência da matriz orgânica do esmalte. Sim, existem pessoas que não conseguem produzir esmalte suficiente para proteger os dentes, essa insuficiência causa o aparecimento de manchas brancas, tornando o paciente mais propenso a ter cárie e lesões no dente.

Normalmente as manchas são facilmente tratadas com o clareamento dentário. Porém, somente o seu dentista poderá dizer como tratar a hipoplasia presente no seu sorriso. Existem casos mais complicados que precisam recorrer ao implante dentário. 

3- Fluorose também causa manchas brancas 

Isso ocorre quando a pessoa ingere muito flúor e/ou vive em uma região com água muito fluoretada. Em crianças a ingestão de pasta de dente também faz com que apareça manchas brancas.  

Geralmente os casos são fáceis de tratar. Mas precisamos contar com a ajuda do paciente, sempre reforçamos a importância de ir ao dentista e fazer limpeza de rotina. Essa limpeza remove as placas e tártaros e até mesmo algumas manchas brancas, além de evitar o surgimento de cáries.

Como funciona o tratamento das manchas brancas? 

Como vimos acima, as causas podem variar muito e, consequentemente, os tratamentos também variam de paciente para paciente. O mais importante é saber que a higiene bucal pode evitar muitas dores de cabeça e que a ida ao dentista é essencial. Somente o seu dentista saberá dizer como proceder. Queremos sempre o seu melhor. 

Ficou com alguma dúvida? Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo que acontece na DentCare center. Até o próximo post!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top