De seg. a sex. das 8h às 20h. Sáb. das 8h às 12h

Invisalign: saiba tudo sobre os alinhadores invisíveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Invisalign é um alinhador transparente considerado uma novidade entre os tratamentos ortodônticos, eles são usados por pacientes que querem resolver problemas relacionados às estruturas e às funções bucais e que desejam ter um sorriso impecável, mas sem comprometer a estética durante todo o procedimento.

Por essa razão, resolvemos apresentar nesse post tudo que você precisa saber sobre esse tratamento, incluindo quais são as principais indicações e as vantagens. Se você tem interesse no assunto, continue com essa leitura e saiba um pouco mais!

Leia mais dicas sobre aparelhos transparentes aqui!

Afinal, o Invisalign é um alinhador transparente?

Utilizado em tratamentos ortodônticos, o Invisalign é uma estrutura removível que é feita sob medida. O aparelho é moldado através do próprio formato da arcada dentária da pessoa, promovendo um encaixe perfeito nos dentes do paciente.

Essa estrutura é desenvolvida com acetato transparente bastante rígido e, por esse motivo, é considerada praticamente imperceptíveis aos olhos. É importante mencionar que não há a utilização de fios, borrachinhas ou bráquetes em nenhuma etapa do procedimento.

Como ocorre o tratamento com o Invisalign?

O tempo de tratamento vai depender com a necessidade e da resposta biológica de cada paciente. Para isso, os alinhadores são feitos sob medida e posteriormente são colocados por um profissional capacitado.

Cada alinhador fica por cerca de 15 dias na pessoa antes de cada troca e os retornos ao dentista acontecem de 6 a 8 semanas. Assim, progressivamente, a movimentação dentária vai acontecer até que chegue na posição necessária.

Quais são as indicações?

O Invisalign é utilizado para tratar os principais problemas ortodônticos, sejam eles estéticos ou estruturais, como apinhamento, má oclusão dentária, desalinhamento dentário, diastema (espaços entre os dentes), sobremordida e mordida cruzada.

Na invisalign os alinhadores são projetados para agir em um ou mais dente, dependendo da necessidade de cada paciente. Além de garante a quase impercepção do uso dos alinhadores durante o tratamento. Como resultado, o seu sorriso ficará mais bonito e  que a sua saúde bucal e o seu bem estar não sejam prejudicados no futuro.

Vale citar que, em alguns casos, é preciso o auxílio de outras técnicas para assegurar que o resultado final seja o melhor possível.

Quais são as vantagens do Invisalign?

Existe uma série de vantagens visíveis ao optar pelo tratamento com os alinhadores transparentes. Veja os principais:

  • são móveis, porque podem ser retirados para escovar os dentes, passar fio dental e para comer;
  • são confortáveis e facilmente higienizados, por isso podem ser removidos dos dentes para a realização da limpeza;
  • permitem que outros procedimentos aconteçam simultaneamente ao tratamento, como o clareamento dental;
  • evitam o acúmulo de placas bacterianas, tártaro e restos de alimentos nos dentes, ao contrário do que acontece em aparelhos convencionais;
  • não causam manchas ou descalcificação quando removidos;
  • não causam irritações na mucosa ou na gengiva;
  • são praticamente imperceptíveis, o que aumenta a autoestima e melhora a imagem pessoal.

Quais cuidados ter com meus alinhadores?

Os aparelhos removíveis têm inúmeras vantagens, mas também aumentam a responsabilidade do paciente em relação ao sucesso do tratamento. Principalmente, no que se refere ao tempo de uso e aos cuidados de manutenção e limpeza dos alinhadores.

Sendo assim, alguns dos hábitos que devem ser mantidos pelos pacientes que usam Invisalign são:

  • Respeitar o tempo de uso estipulado pelo dentista, especialmente em relação às horas diárias de uso.
  • Sempre limpar os alinhadores antes de colocá-los. O ideal é utilizar uma escova de dentes macia e água.
  • NÃO mergulhar os alinhadores em soluções para bochechos, já que esses produtos podem danificá-los e a sua estética.
  • Remover os alinhadores para comer e/ou ingerir bebidas (que não seja água).
  • SEMPRE utilizar os estojos Invisalign para armazenar os alinhadores quando não estiverem sendo usados.
  • Não jogue fora os alinhadores, mesmo quando eles forem substituídos por outros ao longo do tratamento. Em alguns casos, o dentista pode recomendar que se volte a usar alinhadores já utilizados, ainda que temporariamente. É por isso que a Invisalign fornece dois estojos para armazenamento: um para alinhadores em uso e outros que para aqueles que já foram utilizados.

O alinhador é caro?

Para saber os custos exatos de cada aparelho Invisalign, é preciso levar em consideração as demandas do paciente, já que o valor do procedimento está relacionado com o nível de correção necessária e o tempo de tratamento.

Quando falamos sobre investimentos financeiros e Invisalign, é preciso ter em mente que esse aparelho é importado. Por mais, que existam diferentes marcas encontradas no Brasil, tanto nacionais, quanto internacionais. É fundamental optar por aquelas que oferecem segurança e qualidade nos próprios alinhadores e durante todo o procedimento.

Portanto, se pensarmos na eficácia e no conforto, não é difícil chegar à conclusão de que ele não é caro. A relação custo-benefício é vantajosa e os resultados são rápidos e bons. Uma das melhores opção para quem quer corrigir problemas ortodônticos sem impactar a sua estética durante o tratamento.

Por isso, não é à toa que mais de 5 milhões de pessoas tenham optado Invisalign. Corrigir problemas ortodônticos não é mais um sonho, tanto no que diz respeito à estética, quanto à funcionalidade.

Onde é possível encontrar o Invisalign?

Não se esqueça de buscar por esse procedimento quando necessário, tanto para você, quanto para a sua família. Garanta agora mesmo, uma boa apresentação pessoal e um sorriso muito mais saudável e bonito. É válido falar também que a ida em consultórios é elementar para o diagnóstico de qualquer problema, tudo bem?

Ficou com alguma dúvida? Siga nossas redes sociais — Facebook e Instagram, e fique por dentro de tudo que acontece na DentCare center. Até o próximo post!