skip to Main Content
(21) 98552-2020 (21) 3411-1001
De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h

Entenda o poder do sorriso em uma entrevista de emprego

Tempo de Leitura 3 minutos

O poder do sorriso é a expressão máxima de felicidade. Mas você sabia que ele também pode ser usado de forma estratégica, como em uma entrevista de emprego?

Em algumas ocasiões, sorrir pode trazer centenas de benefícios. É o caso do nosso assunto de hoje: a tão temida hora de lutar por uma vaga no mercado de trabalho, um momento decisivo, no qual precisamos mostrar nosso melhor para garantir aquela oportunidade dos sonhos. Quer saber como um sorriso sincero pode ajudar você? Confira nosso artigo:

 1. Aumenta as chances de você conseguir um emprego

Uma pesquisa realizada pelo professor de odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mateus Pithon, revelou que 67% dos empregadores consideram que dentes bem tratados e alinhados fazem a diferença na hora da contratação. O pesquisador também afirmou, em seu artigo, que quem cuida dos dentes tende a sorrir mais e, com isso, causar uma impressão ainda melhor — como veremos adiante.

Dentes bonitos não são apenas uma questão estética. Eles refletem a preocupação do candidato em cuidar da própria saúde e aparência, o que causa uma ótima impressão. Por isso, cuide bem do seu sorriso e mostre esses dentes!

2. Transmite segurança

Segundo um estudo do Journal of Economic Psychology, um sorriso aumenta a confiança dos outros em você em cerca de 10%. Isso porque o poder do sorriso transmite a sensação de acolhimento, generosidade e tranquilidade. Essa impressão, especialmente em momentos naturalmente mais tensos, como uma entrevista de emprego, pode fazer toda a diferença. Quem não quer um funcionário com esses atributos?

3. Ajuda a formar uma boa impressão

Você já percebeu a diferença que faz um sorriso quando você conhece uma pessoa? O sorriso tem o poder de transmitir, logo de cara, a sensação de que você acaba de conhecer uma pessoa do bem, em vários sentidos: de bem com a vida, com o trabalho, com o dia, com as pessoas. Ele também ajuda a disfarçar a tensão ou a timidez, traços que podem prejudicar o candidato na entrevista de emprego. Basta olhar para os recrutadores com firmeza e sorrir com sinceridade. Está difícil por causa do nervosismo? Veja nosso próximo item!

4. Faz você relaxar durante a entrevista de emprego

Sorrir diminui o estresse e ajuda você a enfrentar a entrevista com mais tranquilidade. Porém, para que tenha efeito, esse poder do sorriso precisa ser sincero! Embora o sorriso falso também possa ajudar a melhorar o humor — por causa de algo chamado feedback facial, quando o emocional acompanha as expressões físicas — o sorriso de mentira pode ter um efeito negativo na entrevista.

Por isso, antes de começar, faça um exercício: lembre-se de momentos agradáveis, veja vídeos engraçados no celular, fale com alguém com quem você sempre se diverte. Isso vai diminuir a tensão antes da entrevista, ajudar você a começar com um sorriso natural no rosto e, de quebra, responder as questões e completar dinâmicas com mais tranquilidade, mostrando seu talento!

5. É contagiante

Sabe quando você vai à padaria no final do dia e a atendente está sorrindo? Ou quando você está nervoso para enfrentar uma reunião tensa e um colega o recebe com um sorriso? Você já percebeu como o sorriso e a tranquilidade que ele transmite podem ser contagiantes e poderosos?

O sorriso que você sempre quis.

Um sorriso pode melhorar o dia de qualquer pessoa. Um estudo da Universidade de Purdue (EUA), por exemplo, mostrou que o sorriso faz bem para os outros. No experimento, 239 voluntários caminharam pelo campus enquanto uma pesquisadora, desconhecida por eles, sorria para alguns no caminho e fechava a cara para outros. No final, quem recebeu o sorriso disse ter se sentido mais conectado aos outros e menos solitário.

E você pode testar isso! Experimente sorrir para as pessoas e verá que a grande maioria devolverá o sorriso. Em uma entrevista de emprego não é diferente. Ao sorrir, você transmitirá essa boa energia ao empregador, que certamente vai olhar para você com bons olhos!

Pronto para mostrar seu sorriso e talento na sua próxima entrevista de emprego? Conte para a gente, nos comentários, o que você achou dessa dica!

Dr. Fernando Luiz S. Silva – CRO-RJ 23.204

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top