skip to Main Content
(21) 98552-2020 (21) 3411-1001
De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h
Primeira Consulta

Chegou a hora da primeira consulta odontológica

Tempo de Leitura 2 minutos

Muitos pais acabam evitando a primeira consulta odontológica dos seus filhos e isso pode refletir no futuro sorriso da criança e fazer com que ela passe por situações constrangedoras. Você não quer que o seu filho sofra, certo? 

Então, continue lendo esse post para saber a importância da primeira consulta odontológica e os cuidados com a higiene bucal que o seu filho precisa ter. 

O que acontece na primeira consulta?  

A primeira consulta com o dentista deve ser feita ainda na primeira infância, antes do nascimento dos primeiros dentes de leite, normalmente, aos 6 meses de idade. 

É importante receber uma orientação sobre amamentação e os primeiros cuidados com a higiene. As consultas devem ser feitas de 6 em 6 meses ou de acordo com a necessidade da criança.

No primeiro encontro, o dentista vai fazer uma avaliação da higiene oral, do desenvolvimento facial e dentário, dos hábitos alimentares e deletérios (se a criança chupa dedo ou chupeta) e se há riscos de cáries. 

Independente da idade do paciente, se o profissional julgar necessário, é possível fazer exames complementares e iniciar o tratamento de acordo com o diagnóstico.

O que falar para a criança sobre a primeira consulta? 

Não deixe o seu filho relacionar a consulta odontológica com dor. Torne esse momento o mais agradável possível, explique de forma tranquila o motivo da visita. 

É muito importante que você busque um profissional de confiança, assim deixará o seu filho mais seguro. Incentivar a criança a superar os seus medos também é uma forma saudável de ajudá-la a entender o momento. 

Como manter uma boa rotina de higiene bucal? 

Na primeira consulta, o dentista demonstrará técnicas adequadas de higiene oral e vai indicar os produtos que podem ser utilizados de acordo com a faixa etária. Mas, antes mesmo da primeira visita ao dentista, já podemos destacar alguns pontos aqui: 

  • Compre uma escova macia e proporcional ao tamanho da boca do seu filho;
  • Crianças também devem usar fio dental, principalmente, onde há pouco espaço entre os dentes; 
  • Use a pasta e a quantidade indicada pelo dentista; 
  • A escovação deve ser sempre realizada com a supervisão de um adulto. 

Não deixe a primeira consulta para um caso de dor ou emergência. Quanto mais cedo a criança for ao dentista, mais rápido será o aprendizado dela com hábitos saudáveis em seu dia a dia, evitando problemas bucais. Prevenir é a melhor escolha para manter o sorriso do seu filho saudável e bonito.

Estamos no “Julho Laranja”, mês da conscientização para a primeira consulta ortodôntica. Quer saber mais sobre? 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do assunto — Facebook e Instagram. Até o próximo post!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top