skip to Main Content
(21) 98552-2020 (21) 3411-1001
De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h
Aparelo De Contenção

Aparelho de contenção: saiba a sua importância no pós tratamento

Tempo de Leitura 2 minutos

Primeiramente, você sabe o que é contenção? O aparelho de contenção é a parte mais importante do seu tratamento ortodôntico, pois serve para conter os dentes após a retirada do aparelho fixo ou móvel, ou seja, são usados para evitar que eles saiam do lugar.

Este é um procedimento obrigatório para todo paciente que usou aparelho ortodôntico, digamos que é a fase final do tratamento, caso o contrário, o paciente não terá o mesmo resultado esperado. Entenda um pouco mais sobre a sua importância e diferenças! 

Contenção fixa

É um tipo de aparelho composto por uma base feita em acrílico e metal, com um encaixe na arcada dentária.  Essa contenção é usada, normalmente, na arcada inferior. O aparelho é indicado para qualquer tipo de caso, especialmente naqueles que apresentavam apinhamento de incisivos antes do tratamento.

Contenção móvel 

O aparelho de contenção possui a vantagem de ser removível(móvel), com isso fica muito mais fácil a higienização após as refeições. No entanto é preciso usá-lo da maneira correta, respeitando todas as orientações do dentista especialista em ortodontia, caso contrário o resultado pode não ser o esperado.

O uso da contenção móvel ou fixa pode ficar a critério do paciente, porém é sempre bom seguir a orientação do seu dentista. 

Quanto tempo devo usar?

Cada caso deve ser acompanhado por um ortodontista. Mas considerando situações mais comuns, é normal que alguns profissionais peçam que o paciente utilize o aparelho de contenção  24 horas por dia no início, durante mais ou menos 6 meses. 

O uso inadequado, ou não uso do aparelho de contenção após o tratamento com o aparelho fixo pode trazer alguns problemas para o paciente, fazendo com que ele perca o controle da função mastigatória e a estética do sorriso. E isso também pode chegar a incluir um desalinhos entre os dentes, abertura entre eles, além de problemas periodontais, retração da gengiva e consequentemente uma estética prejudicada. Por isso, sempre siga corretamente as orientações do seu dentista.

Agende a sua avaliação agora mesmo e mantenha o seu sorriso bonito! Você pode ligar para (21) 3411-1001 ou através do nosso site, clicando aqui.

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar por dentro de dicas sobre como se prevenir e cuidar da sua saúde bucal.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top