Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Saúde e estética

Saúde e estética: qual é o limite?

Quando você vê um sorriso muito branco e chamativo, igual ao de alguns artistas que vemos na mídia, acha lindo e quer ter os dentes iguais? Essa é uma reação normal; a maioria de nós gostaria de ter um sorriso bonito que chamasse a atenção e não há nada de errado nisso, pelo contrário, é uma atitude saudável.
Mas existe um limite, que se ultrapassado, pode nos dar a sensação de que estamos vendo um sorriso, digamos, não natural, ou, simplesmente, que a pessoa e o sorriso não combinam, por mais estranho que isso possa soar. Não levar em conta as características de cada pessoa na hora de realizar um procedimento odontológico vai contra os princípios do profissional e fere a singularidade do paciente.

Sorriso Bonito

Não é novidade que a busca pela estética facial é incessante, e isso ocorre em qualquer parte do mundo. Proporcionar ao paciente um sorriso bonito envolve muito conhecimento e habilidade manual por parte do dentista. Levar em conta o formato do rosto, a posição dos maxilares e a harmonia com a face do paciente são muito importantes.

A estética na Odontologia

Várias especialidades dentro da Odontologia contribuem para a transformação do sorriso. Os  exemplos mais conhecidos de procedimentos estéticos são clareamento dental, restaurações estéticas de resina, próteses, facetas de porcelana e – mais comentadas ultimamente – as lentes de contato dentais.

Os caminhos para um sorriso perfeito. Descubra o seu

Cuidados que fazem a diferença

Para os dentes e o sorriso serem considerados bonitos, deve-se levar em conta algumas informações e cuidados. Vejamos quais são elas:

Cor

A cor deve estar de acordo com a pele do paciente. Em peles mais escuras, por exemplo, clarear muito os dentes pode prejudicar a estética e tornar o sorriso “agressivo”.

Tamanho

O tamanho dos dentes deve estar em harmonia com o formato do rosto. Uma face mais alongada combina mais com dentes também alongados.

Formato

O formato dos dentes varia entre os gêneros. Nos homens, os dentes geralmente são mais quadrado, enquanto que nas mulheres devem ser mais arredondados.

Todos os procedimentos odontológicos citados acima trazem excelentes resultados para um sorriso agradável, porém, devem ser bem feitos e, por isso, um bom profissional faz a diferença.

Se o profissional fizer sempre o mesmo trabalho em todos os pacientes, com dentes da mesma forma, mesma cor, sempre extremamente brancos e sem personalização, à primeira vista pode parecer bonito, mas essa avaliação talvez não se sustente em uma segunda olhada: o sorriso corre o risco de ficar muito artificial, o que nos remete à questão: o que é feio e o que é bonito quando falamos em estética? O bonito é o que combina com você.

Saúde x Estética

A estética odontológica não é apenas uma questão de vaidade; é uma questão de saúde. Quando um procedimento é feito de forma inadequada ou quando o paciente é mal orientado, o que era para ser a solução de um problema estético, pode se tornar um incomodo.

É o que ocorre nos casos de clareamentos dentários excessivos que deixam os dentes mais do que brancos, às vezes quase que “azuis”, prejudicando a estética e deixando os dentes sensíveis. Ou ainda no caso de facetas feitas sem formato ou em um único tom de branco, que além de ficar desagradável esteticamente, pode levar à necessidade de refazer o trabalho, desgastando e prejudicando os dentes naturais.

Portanto…

Procure um profissional de confiança que lhe oriente quanto ao tratamento mais indicado para o seu caso e que, de preferência, ofereça o resultado mais natural possível: aquele que combine com você.

Escrito por: Dr. Fernando Reis

Fonte: www.doutorfernandoreis.com.br

Deixe uma resposta