Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Saiba por que é importante fazer o check-up bucal regularmente

Na hora em que falamos dos cuidados com a saúde, todo mundo sabe a importância de visitar periodicamente o médico. Porém, nem sempre as pessoas se lembram da importância de fazer o check-up bucal regularmente com o dentista.

Assim como acontece com o restante da sua saúde, é essencial frequentar o dentista periodicamente, para que as doenças orais e outras condições possam ser diagnosticadas precocemente. Isso torna os tratamentos mais simples, menos traumáticos e dolorosos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira as informações importantes que separamos.

Como o check-up bucal funciona e qual a sua periodicidade?

Se você é daqueles que fica arrepiado só de imaginar uma ida ao dentista, não precisa se preocupar, pois o check-up bucal é bastante simples. O profissional vai conversar com você primeiro para saber se tem notado algo diferente na sua boca ou se possui alguma queixa.

Depois, ele examinará toda a sua boca, como os dentes, a língua, as gengivas e as partes moles. Esse exame é muito simples, feito com um pequeno espelho ou ainda com uma câmera intraoral, que permite que você acompanhe em detalhes tudo o que está sendo realizado.

É a partir dessa exame que o dentista poderá diagnosticar doenças orais, como cáries e inflamações na gengiva, por exemplo. Outras condições de saúde que começam a se manifestar pela boca também podem ser notadas.

Depois de fechado o diagnóstico, o dentista recomendará o tratamento mais indicado ou ainda poderá lhe orientar quanto aos cuidados de higiene necessários para evitar que outros problemas apareçam.

Muito mais comodidade para você

O tempo entre um check-up e outro dependerá muito das condições da sua saúde bucal. Pacientes que apresentam risco elevado de cáries, muitas restaurações, são fumantes ou têm doenças gengivais leves podem fazer o retorno a cada 6 meses. Já aqueles que apresentam uma doença periodontal moderada devem retornar ao dentista quatro vez por ano — ou de acordo com a orientação do dentista.

Por que devo fazer o check-up bucal regularmente?

Apesar de ser um processo bem simples, nem todo mundo tem o hábito de visitar o dentista com frequência. Algumas pessoas procuram o profissional apenas quando algo ruim acontece, o que pode dificultar o tratamento ou até mesmo tornar o processo mais doloroso.

Fazendo check-ups periódicos, você garantirá que os problemas serão diagnosticados logo no início o que, muitas vezes, pode ser a diferença entre manter um dente, por exemplo, ou não conseguir salvá-lo.

Veja alguns dos problemas que podem ser diagnosticados com a visita frequente ao dentista:

  • acúmulo de placa bacteriana e problemas de escovação que, se não tratados, podem acabar se tornando doenças periodontais;
  • cáries que, quando diagnosticadas precocemente, possuem um tratamento mais simples, evitando, por exemplo, ter de fazer um tratamento de canal;
  • tártaros e inflamações na gengiva que, se tratados no início, não evoluem para uma doença periodontal que pode até mesmo levar à perda do dente;
  • defeitos e infiltrações em restaurações antigas;
  • lesões de tecidos moles, bochecha e língua que podem ser indicativos de câncer de boca no inicio;
  • condições de saúde que apresentam os primeiros sintomas com alterações na boca, como a hepatite (que pode ter como sintoma o líquen plano na boca) ou a anemia (que pode deixar as mucosas mais esbranquiçadas).

E, então, já está convencido da importância de fazer o check-up bucal regularmente? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a manterem o sorriso bonito e a saúde bucal sempre em dia.

Dr. Fernando Luiz S. Silva – CRO-RJ 23.204

Deixe uma resposta