As próteses dentárias têm duas funções básicas: corrigir a estética bucal diante da ausência de dentes e promover a reabilitação oral recuperando as funcionalidades da mastigação e da fala de pacientes que perderam um ou mais dentes, evitando assim danos à saúde e à autoestima.
No post de hoje, vamos falar sobre a importância das próteses dentárias, além de citar os modelos atualmente disponíveis e suas vantagens. Boa leitura!
Qual a importância das próteses dentárias para a estética bucal?
Além do prejuízo estético visível que um sorriso desdentado traz, a falta do dente também pode provocar a percepção de um envelhecimento precoce. Isso porque o tecido alveolar em que os dentes ficam fixados é absorvido quando não há um dente preso a ele, aprofundado o espaço do dente faltante, causando um efeito de enrugamento e envelhecimento da boca.
As próteses dentárias ocupam esses espaços, devolvendo um sorriso completo e evitando a perda de tecido alveolar.
Qual a importância das próteses dentárias para a saúde bucal?
A arcada dentária se realinha para cobrir a funcionalidade de dentes perdidos. Essa movimentação incorreta pode trazer problemas de oclusão e alinhamento, como apinhamento ou afastamento dos dentes, sobrecarregando a articulação temporomandibular (ATM), podendo levar à disfunção temporomandibular (DTM) e resultar em dores orofaciais, entre outros sintomas.
A ausência de um dente pode, ainda, causar problemas de sensibilidade nos dentes superiores, uma vez que o dente que deveria tocar o faltante acaba descendo sem o apoio do seu par na parte inferior, deixando sua raiz exposta e também sujeita à cárie.
Com a colocação de uma prótese, esses problemas são evitados, já que os dentes artificiais substituem os naturais faltantes e suas funcionalidades.
Quais são os tipos de próteses dentárias existentes?
A odontologia oferece alguns modelos de próteses dentárias para atender a diferentes necessidades clínicas. Veja abaixo a indicação de cada uma delas.
Prótese dentária fixa
As próteses dentárias fixas são as coroas e pontes. As coroas são indicadas para substituir a capa original do dente quando o paciente ainda tem uma parte do dente danificado. Elas são feitas em cerâmica ou metal.
Quando o dente se perdeu por completo, utiliza-se a ponte para substituí-lo. Essa prótese se apoia em outros dentes para suprir o faltante.
Prótese dentária removível
Uma das grandes vantagens da prótese removível é a possibilidade de sua retirada para higienização, o que garante maior autonomia para o paciente manter a peça sempre limpa.
As próteses removíveis são usadas desde 1950, com grande aceitabilidade por parte dos dentistas e pacientes. É um modelo que tem muitas variedades, sendo que o mais popular é a dentadura, que pode substituir total ou parcialmente os dentes perdidos.
É importante que essas próteses estejam muito bem ajustadas, para evitar lesões na gengiva que possam desencadear gengivite e outras doenças periodontais. E também garantir maior conforto e segurança durante o uso.
Implante dentário
O implante é uma opção mais cara para a reabilitação de arcadas faltantes, mas é uma modalidade que tem ganhado muito espaço pelo conforto e durabilidade do tratamento.
No implante são usadas peças de titânio para substituir a raiz do dente extraído. É sobre essa estrutura que é colocada a prótese, ou seja, o dente artificial.
Essa prótese pode ser de dois tipos:
- A prótese protocolo, que pode ser feita em resina ou porcelana. É uma opção que traz um excelente efeito estético e é mais utilizada nos casos em que é feita a substituição total dos dentes naturais. Nessa prótese os dentes estão todos integrados. Ela é parafusada na boca do paciente pelo dentista e só pode ser retirada por ele. É uma prótese que exige um cuidado maior com a higienização, com o uso diário de escova e fio dental.
- Já a prótese overdenture é feita em resina, é mais barata que a protocolo e recebe menos implantes. É um modelo que se parece com a dentadura, porém oferece maior estabilidade, pois tem um encaixe que prende a prótese ao implante. Ela pode ser retirada pelo paciente, o que facilita sua limpeza.
Gostou do nosso post sobre a importância das próteses dentárias? Leia também nosso artigo específico sobre a prótese dentária fixa e tire todas as suas dúvidas!