Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Prótese protocolo: conheça essa e outras novidades da implantodontia

As próteses dentárias têm sido um grande benefício para pessoas que, por algum motivo, perderam a possibilidade de sorrir, devido a falta de um ou mais dentes, ou quando apenas resta a raiz.  De uma maneira rápida e completamente eficaz, as próteses dentárias têm sido de grande ajuda para a renovação do sorriso. O grande objetivo delas é o restabelecimento de todas as funções da boca, além, é claro, da mastigação, fonética e a estética bucal e facial.

 

Como escolher uma prótese dentária?

Para saber escolher o melhor tipo de prótese para o seu caso, é sempre necessário o acompanhamento de um cirurgião dentista, que irá realizar todas as avaliações pertinentes para que o tratamento tenha início com a prótese ideal para poder restabelecer a harmonia e a precisão do seu sorriso.

Sabemos que a perda dos dentes pode ser uma situação um tanto desagradável, causando a reabsorção do osso, movimentação errônea dos dentes adjacentes, dentre vários outros problemas. No entanto, qualquer que seja o seu caso, o seu dentista irá orientá-lo(a), ponderando todas a vantagens e desvantagens do uso de cada prótese dentária.

 

Prótese sobre implante. Qual a vantagem?

Quando existe a perda dos dentes, os implantes são acionado para repor essa ausência na boca. Eles são colocados diretamente no osso, com os implantes osseointegrados agindo como peças de substituição das raízes dos dentes, e servindo como um suporte para a prótese dentária, que pode ser aplicada de maneira parafusada ou a partir de um encaixe sobre eles. Atualmente, existem algumas possibilidades de próteses dentárias, que inclusive, já falamos por aqui (SAIBA MAIS). Elas podem ser do tipo fixas, removíveis, totais, parciais etc.   

O mercado de próteses dentárias é bastante aquecido e sempre surgem novidades a cada ano. E três dos procedimentos que, hoje, podemos considerar os mais modernos quando falamos sobre o assunto são: Coroa Metal Free e Coroa Metalo Cerâmica, Overdentures e a Prótese Protocolo. Abaixo iremos explicar como cada um funciona.

 

Coroa Metal Free e Coroa Metalo Cerâmica

Podemos dizer que a diferença desta está no tipo de material usado para dar uma maior resistência para a coroa. A Metalo Cerâmica costuma obter uma estrutura de metal, o que oferece uma enorme resistência para a fratura. No entanto, a forma translúcida natural do dente se torna prejudicada. Por isso costuma ser mais utilizada nos dentes posteriores, lugar em que a passagem de luz não acontece. As coroas usam o metal free, uma estrutura estética, feita de zircônia ou E-max, que transmitem a luz de maneira igual ao dente natural. Elas são bem recomendadas para os dentes frontais.   

 

Overdentures

As overdentures são boas alternativas para pacientes que fazem ou já fizeram uso da prótese removível. São próteses móveis fixadas a uma quantidade reduzida de implantes, oferecendo uma excelente fixação se comparadas a um tipo de prótese dentária mais convencional.

 

Prótese total sobre implantes (protocolo)

A prótese protocolo sobre o implante é uma das diversas soluções sobre o mundo dos implantes dentários atualmente. Sua fama se dá devido a uma precisão na melhora da função mastigatória, oferecendo um aspecto tão natural quanto uma arcada dentária própria. A aplicação da prótese dentária protocolo sobre os implantes, é uma alternativa fixa para pessoas que não tenham qualquer dente, e que serve tanto para a parte inferior quanto para a superior da boca.

Ela é um tipo de prótese que oferece uma função mastigatória bastante eficaz e com um aspecto muito natural, assemelhando-se a uma arcada original. Ela é parafusada e fixa, porém completamente camuflada, apoiada em uma determinada quantidade de implantes (mínimo 4 na arcada inferior e 6 na superior). A estrutura interna da prótese é feita de zircônio ou titânio, coberta por outros dentes de cerâmica.   

Vale dizer também que a prótese tipo protocolo é uma outra novidade dentro do universo da implantodontia, principalmente porque ela consegue reunir benefícios como a melhora da estética, estabilidade do sorriso, mais segurança, confiança e uma vida útil muito maior.

 

Passo a passo da prótese protocolo

Para que a instalação seja feita, é necessária uma cirurgia para que os implantes sejam colocados. Em relação a isso, é preciso verificar com o seu médico se ela de fato será possível, pois cada paciente possui uma condição única. Depois disso, vem o processo de osseointegração, conhecido como a fase de cicatrização dos implantes. Finalizada a etapa, chega a fase protética.

Como ela é parafusada sobre implantes previamente instalados, alguns pacientes podem sofrer com a reabsorção óssea, o que é comum quando falamos de pessoas que perderam todos os dentes. E se isso acontecer, será necessário o uso de outros métodos, como os implantes zigomáticos ou o enxertos ósseos.

E depois de colocar os implantes, o processo de instalação da prótese é iniciado. Antes da cirurgia o paciente recebe uma anestesia local, assim como o uso de outros medicamentos, que fica à critério do dentista. E como já dissemos aqui, o período de pós-cirurgia é muito rápido e sem complicações.

Já a etapa de reabertura, que acontece mais ou menos de 3 a 5 meses depois da cirurgia, é necessária para que haja uma excelente cicatrização do osso que fica ao redor dos implantes, após isso, os elementos protéticos são feitos. Normalmente leva de 4 a 6 sessões para finalizar o processo, que quase nunca dispõe de complicações.

 

Benefícios da prótese protocolo

 

Solução permanente: É importante salientar que a troca da dentadura pela prótese protocolo é uma alternativa definitiva para o paciente que esteja procurando mais segurança e conforto no dia a dia, principalmente ao mastigar, sorrir ou até mesmo ao falar. Substituir a dentadura pela prótese total fixa é uma das maneiras mais eficientes de elevar a qualidade de vida e autoestima do paciente.

 

Recuperação rápida: E se você não curte vivenciar aquele momento longo de recuperação dos implantes mais tradicionais, com a prótese protocolo, o tratamento é realizado a partir de uma técnica conhecida de modo geral como “carga imediata”, oferecendo, assim, resultados mais rápidos para o paciente. Com isso, ele poderá mastigar normalmente, além de manter a estética facial de maneira quase que imediata logo após a cirurgia.

 

Super confortável: Por ser  tratar de uma prótese completamente fixa, o uso da protocolo possibilita uma mastigação perfeita, ocupando unicamente o espaço original da arcada dentária perdida. Desta forma, o paciente terá a mesma sensação de seus dentes naturais.

 

Maior praticidade: Um outro benefício da prótese protocolo é que ela é super fácil de ser retirada, caso exista a necessidade. Certamente uma das melhores soluções quando falamos de próteses sobre implantes.

 

Faça uma avaliação

Ficou curioso(a)? Quer saber mais sobre os procedimentos de prótese e implantes dentários? Entre em contato com a DentCare! Nosso profissionais estão prontos para lhe auxiliar da melhor forma. Ligue para ( 21) 3411-1001, WhatsApp (21) 98552-2020 ou através do nosso site e marque uma avaliação com um de nossos profissionais.

Deixe uma resposta