Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Por que é ruim escovar os dentes com força? 1

Por que é ruim escovar os dentes com força?

Hoje em dia é notório o quanto a prática adequada da higienização bucal tem se tornado importante, não somente por questões estéticas, mas também por proporcionar uma maior autoestima, elevada confiança e, consequentemente, uma melhor apresentação pessoal, inclusive no meio profissional. Contudo, é elementar se atentar a alguns detalhes, como escovar os dentes com força, para não causar prejuízos ao sorriso e à saúde bucal. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Provavelmente você já deve saber que a escovação dentária, se feita de maneira correta, é fundamental para manter a saúde da boca e um sorriso radiante. No entanto, é preciso usar as técnicas adequadas, escovando de maneira suave e sem pressa.

Com base nisso, resolvemos apresentar nesse post os danos causados por escovar os dentes com força e os motivos pelos quais acontecem. Confira!

1. Retração gengival

Também conhecido como deslocamento da gengiva, esse é um problema que consiste na exposição da raiz do dente, provocando bastante sensibilidade. Entre as causas, encontra-se o traumatismo de escovação, que é exatamente escovar os dentes com muita força ou utilizar escovas de cerdas muito duras, o que provoca um deslocamento do rebordo do tecido da gengiva em direção à raiz do dente, criando uma contração e deixando a retina exposta, seja de um ou de vários dentes.

2. Sensibilidade dos dentes

Conhecida também como hipersensibilidade dentinária, esse é um problema que afeta os dentes, deixando-os doloridos ou sensíveis à ação de estímulos agressivos, sejam térmicos, químicos ou táteis como, por exemplos, ao ingerir alimentos que estão muito doces, ácidos, quentes e frios ou ao respirar pela boca e sentir uma reação pelo ar frio que entra.

A sensibilidade é causada basicamente pela retração da gengiva, que deixa as raízes do dente expostas (como já dissemos) e pelo desgaste do esmalte dentário, problemas esses que ocorrem por causa de uma escovação intensiva.

3. Irritação da gengiva

Ao escovar os dentes com força, você vai estar afetando o aspecto saudável da sua gengiva, deixando-a irritada, com o tecido avermelhado, dolorido e, em alguns casos, com machucados. Esse é um problema que gera bastante incômodo, inclusive no momento da higienização bucal, ao escovar e passar o fio dental.

4. Surgimento de feridas em toda a área da boca

Quando é utilizada muita força durante a escovação, perde-se um pouco do controle dos movimentos e, sem querer, você pode machucar, com a cabeça da escova, os lábios, as bochechas a língua e até mesmo a gengiva, como já falamos.

Vale mencionar que, devido às feridas, você vai sentir fortes incômodos durante o dia a dia, principalmente para conversar.

5. Corrosão dos dentes e da gengiva

Além de tudo o que já foi citado, escovar os dentes com força também pode gerar sangramentos, inflamações e inchaços que atingem os próprios dentes e a gengiva. Isso acontece devido a um desgaste gradual e, com o tempo, pode infeccionar e causar problemas ainda mais sérios, como a perda dos dentes.

É isso aí, agora que você já sabe quais são os malefícios causados ao escovar os dentes com força, não perca tempo e comece a cuidar da sua saúde bucal e a promover a higienização adequada. Lembre-se de que manter o sorriso bonito é também uma maneira de ter mais autoestima e de manter uma melhor apresentação pessoal.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre a seus amigos o porquê de escovar os dentes com força não ser o ideal.

Deixe uma resposta