Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Plástica gengival: tire suas principais dúvidas!

A plástica gengival é um procedimento que visa corrigir imperfeições nas gengivas, como recobrir raízes dentárias expostas ou ainda diminuir o tamanho dos tecidos, em casos de pacientes que mostrem muito a gengiva ao sorrir.

Quem tem gengivas em excesso, por exemplo, costuma ficar constrangido quando sorri ou até mesmo deixa de fazê-lo, pois a gengiva excessiva prejudica a harmonia do sorriso. Sendo assim, além de proporcionar um sorriso bonito e harmônico, a plástica gengival devolve a autoestima do paciente.

Os caminhos para um sorriso perfeito. Descubra o seu

Quer saber mais sobre o procedimento? Continue a leitura que daremos mais detalhes.

Quando a plástica gengival é indicada?

O procedimento cirúrgico é indicado nos seguintes casos:

  • quando a gengiva é muito grande, ficando muito exposta quando a pessoa sorri (sorriso gengival);
  • quando a gengiva se retrai, deixando as raízes dentais expostas;
  • quando a gengiva é muito fina e apresenta tanto o contorno como espessura esteticamente desagradáveis.

No caso de gengivas retraídas, além do prejuízo estético, ainda há um aumento na sensibilidade nos dentes.

Como é feita a plástica gengival?

A cirurgia é feita no consultório odontológico, sob anestesia local. O dentista descola a gengiva e retira o tecido necessário com o bisturi.

O procedimento é rápido e um profissional capacitado o executa em poucos minutos, dependendo do caso.

Quais são as técnicas cirúrgicas utilizadas?

São utilizadas técnicas diferentes para cada um dos casos citados acima. Veja quais são elas:

Gengivoplastia

Também chamada de cirurgia plástica gengival, a gengivoplastia é usada para remodelar o tecido gengival ao redor dos dentes para melhorar sua aparência. Durante o procedimento, o dentista remove o excesso de gengiva com um bisturi, corrigindo inclusive outras imperfeições.

Nesse caso, os tecidos gengivais devem estar saudáveis, pois a cirurgia visa apenas melhorar o aspecto da gengiva.

Gengivectomia

O procedimento dessa cirurgia é semelhante gengivoplastia, entretanto, ela a finalidade dela é diferente. A gengivectomia é recomendada para casos os quais há crescimento na gengiva por causa de uso de determinados medicamentos ou inflamações, causadas pela gengivite.

Além disso, nesse tipo de cirurgia são recortados gengiva, osso e ligamentos periodontais. Já na gengivoplastia, a cirurgia é exclusivamente no tecido gengival.

Quais são as recomendações pós-operatórias?

Seja qualquer uma das técnicas utilizadas para a plástica, são necessários alguns dias de repouso após o procedimento. Nesse período, o paciente não deve trabalhar, nem fazer atividades físicas ou se expor ao sol.

Muito mais comodidade para você

Falar em excesso também deve ser evitado nas primeiras 48 horas. O paciente ainda deve tomar os remédios prescritos pelo dentista e consumir alimentos leves. Além disso, a higienização deve ser feita conforme a orientação do profissional para que não agrida a área operada.

O processo de cicatrização pode levar de 15 a 20 dias, mas em casos mais delicados, o tempo pode ser maior.

Há contraindicações para realizar o procedimento?

Mulheres grávidas, pessoas com diabetes descontrolada, pressão alta e fumantes, pessoas com problemas de coagulação sanguínea e outros problemas de doenças sistêmicas podem não ser aptas a realizar o procedimento.

Mas, nesses casos, somente o dentista será capaz de dar um parecer sobre o assunto, depois de uma avaliação do paciente.

Como é o resultado final?

Esse tipo de procedimento proporciona um sorriso bonito e harmônico, pois modela a gengiva, deixando tanto tecido como dentes com uma aparência bem melhor.

Veja casos de atrizes como Bárbara Paz, Glória Pires, Grazzi Massafera e tantos outros famosos que recorreram à cirurgia gengival e deram um up no sorriso e na autoestima.

Agora que tiramos suas dúvidas a respeito da cirurgia gengival, vamos te explicar a importância da gengiva para os dentes. Confira!

 Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta