Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Produtos que adoramos, mas que mancham os nossos dentes

Ter um sorriso bonito depende de alguns fatores, como, por exemplo, o alinhamento correto e a cor dos dentes. Os dentes amarelados são o pesadelo de muitas pessoas, que recorrem aos diversos tipos de clareamento para estarem mais satisfeitas com a aparência de seus sorrisos.

Hoje, com todo o avanço da odontologia, existem muitas opções de clareamento, altamente eficazes e acessíveis economicamente. No entanto, outro fator primordial para garantir a brancura dos dentes é o cuidado em relação a certos alimentos. Alguns queridinhos do nosso dia a dia são verdadeiros vilões para o nosso sorriso!

Por isso, neste post, fizemos uma lista com os produtos que adoramdos, mas que podem manchar os nossos dentes e, assim, prejudicar o nosso sorriso. Informe-se!

Leia aqui dicas muito importantes sobre aparelhos transparentes!

Amigos do paladar, vilões do sorriso: alimentos que mancham os dentes

– Açaí

O açaí, queridinho em praticamente todo o Brasil, é um alimento cheio de corantes (naturais e artificiais). Sua forte cor arroxeada pode ser percebida nos dentes logo após comermos uma boa tigela dessa sobremesa. O pigmento típico do açaí pode, portanto, causar manchas nos dentes, o que demanda uma escovação completa após a ingestão desse produto. Devido à sua coloração forte, é preferível evitar tomar açaí depois de passar por clareamentos artificiais, pelo menos nas primeiras semanas após o procedimento.

Café

Outro produto amado no Brasil, mas que pode prejudicar bastante o sorriso perfeito, é o café. Sabemos que, para muitas pessoas, algumas boas doses diárias de café são imprescindíveis, no entanto, é preciso estarmos atentos aos efeitos que essa bebida traz para os dentes. O café contém uma substância chamada taninos, que pode causar manchas e descolorir os dentes, especialmente quando há um excesso no consumo diário dessa bebida. Além do forte pigmento do café, a acidez é outro fator que pesa bastante e que, a longo prazo, faz com que os dentes tenham uma aparência amarelada.

Chás

Se você pensou em substituir o cafezinho preto por um chá devido ao medo de manchar os dentes, temos uma má notícia: alguns tipos de chás também podem prejudicar o seu sorriso, já que são compostos pela mesma substância que o café, os chamados taninos. Essas substâncias podem causar manchas nos dentes e a acidez da bebida aumenta a opacidade do esmalte, dando uma aparência amarelada e desgastada para os sorrisos. É importante lembrar que tudo depende da quantidade de bebida ingerida. Em excesso, os chás são, sim, inimigos dos dentes brancos.

Refrigerantes

Os refrigerantes, apesar de fazerem parte do dia a dia da maioria das pessoas, são bebidas bastante maléficas para o organismo. Além de não trazerem nada de bom para a nossa saúde (ao contrário, são, inclusive, produtos que se relacionam a algumas doenças), os refrigerantes também prejudicam os dentes. O primeiro motivo está relacionado à alta quantidade de açúcares que possui, o que aumenta os riscos de cáries. O outro está no fato de que os refrigerantes podem manchar os dentes, já que são feitos a partir de uma série de corantes artificiais. A alta acidez dessas bebidas também contribui para o desgaste e o amarelamento dos dentes, por isso, vale a pena evitar esse tipo de produto ou, pelo menos, regular o seu consumo.

Vinho tinto

Já deu para perceber que os taninos são grandes vilões dos dentes brancos, certo? Pois bem, para os amantes de um bom vinho, a má notícia é que essa bebida também tem uma alta quantidade de taninos. Esse fato, somado à coloração intensa originada pela fermentação das uvas, faz com que os vinhos (sobretudo os tintos) estejam na nossa lista de produtos que mais mancham os dentes. Não é preciso eliminar completamente os vinhos da sua dieta, mas é importante garantir uma boa escovação dos dentes após ingerir essa bebida.

Baixe um e-book sobre aparelhos transparentes

Frutas ácidas

Não são só os alimentos industrializados que podem manchar os dentes e prova disso são as frutas ácidas, como o limão, as uvas, o mirtilo e o morango. A alta acidez dessas frutas acelera o processo de deterioração dos dentes. Ao causar o desgaste do esmalte dos dentes, os tecidos amarelados que ficam nas camadas mais internas acabam se sobressaindo, gerando, assim, o amarelamento. Quando essas frutas ácidas têm pigmentos vermelhos ou roxos, como é o caso dos morangos, das amoras e do mirtilo, o risco de manchas é ainda maior, já que essa intensa pigmentação pode manchar os dentes com maior facilidade. A beterraba não é uma fruta, mas está na lista dos vegetais que podem causar manchas.

Molho de tomate e molho de soja

Esses dois tipos de molho talvez estejam entre os mais populares na culinária, mas ambos têm substâncias que podem manchar os dentes. Para ver como esses alimentos são altamente causadores de manchas, basta observar a louça após comer algum prato com esses molhos. Se você almoçar um bom prato de macarrão à bolonhesa e demorar um pouco mais para lavar a louça, poderá ver que os pratos – especialmente se forem brancos – ficarão com um tom avermelhado, mesmo depois de serem lavados. Algo similar acontece nos esmaltes dos dentes. Por isso, depois de comer, é fundamental escová-los!

Como prevenir e tratar as manchas nos dentes?

A principal forma de prevenir manchas nos dentes é manter a higiene bucal em dia, realizando escovação completa depois de comer e fazendo limpezas periódicas com o seu dentista.

Junto a tudo isso, é importante estar atentos à ingestão dos produtos dos quais falamos anteriormente, limitando o consumo e reforçando a escovação após ingeri-los.

Mesmo com esses cuidados, o amarelamento dos dentes pode acontecer, já que é um fenômeno normal, que vem com a idade. Com o passar do tempo (ou seja, quando vamos envelhecendo), o esmalte dos nossos dentes sofre desgastes naturais, acarretando, dessa forma, no escurecimento do sorriso.

Além do fator natural e do consumo dos alimentos dos quais já falamos, alguns medicamentos também impulsionam o amarelamento dos dentes. Da mesma forma, hábitos como fumar aceleram esse desgaste natural.

Seja pelos hábitos cotidianos ou pelos processos naturais, o amarelamento dos dentes pode se transformar em um grande problema. Quando é assim, a melhor forma de tratamento é o clareamento dental profissional. Nesse procedimento, o dentista faz a aplicação de um gel composto por substâncias químicas (o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida) que combate as partículas mais escuras, modificando a saturação do dente, tornando-o mais claro. Para completar, usa-se, ainda, o laser, que potencializa as reações químicas do gel e acelera o processo de clareamento dos dentes.

Baixe um e-book sobre aparelhos transparentes

Se os seus dentes estão manchados ou amarelados, consulte opções de clareamentos. Esses procedimentos são altamente eficazes e podem trazer de volta a brancura do seu sorriso! Consulte-nos para orçamentos e avaliações!

Deixe uma resposta