Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Lente de Contato Dental: harmonia do sorriso

Você já ouviu falar sobre as lentes de contato dentais? Essa talvez seja uma das grandes novidades relacionadas à estética dental e tem feito o maior sucesso no Brasil e no mundo – inclusive, entre as celebridades.

Um sorriso perfeito foi, por muito tempo, um sonho distante para muitas pessoas, já que os procedimentos eram caros e, por vezes, doloridos. Hoje, felizmente, isso já não é mais assim e é muito mais fácil ter o sorriso que sonhamos!

A lente de contato dental traz consigo a harmonia do sorriso, corrigindo esteticamente os problemas de formato e de coloração dos dentes. Neste artigo, você fica por dentro de tudo sobre as lentes de contato dentais para entender como esses aparatos funcionam e dão ao paciente um sorriso perfeito em pouquíssimo tempo. Confira!

Lentes de contato dentais: o que são?

Aplicação das lentes de contato dentais

Aplicação das lentes de contato dentais

Quando escutamos o termo “lentes de contato”, imediatamente imaginamos as lentes de contato oculares, certo? Pois as lentes de contato dentais têm um funcionamento parecido, especialmente no que diz respeito à discrição e aos bons resultados. Além disso, as peças dentais têm uma espessura bastante fina (que varia entre 0,2mm a 0,4mm), o que as assemelha às lentes oculares.

Uma pessoa que usa lentes de contato oculares consegue alterar a cor dos olhos de forma tão discreta que dificilmente os outros percebem que aquela não é uma característica natural. Da mesma forma, as lentes de contato dentais corrigem certas imperfeições nos dentes de modo sutil, mantendo uma aparência bastante natural (só que muito mais bonita).

As lentes de contato dentais são técnicas odontológicas modernas, capazes de corrigir aspectos dentais, como cor, tamanho, formato e comprimento. Essas correções são feitas através da aplicação de finíssimas lâminas de porcelana na parte externa dos dentes. O procedimento é indicado para aqueles pacientes que precisam corrigir pequenos aspectos em seus sorrisos, a destacar:

– arredondamento de ângulos;

– aumento de comprimento;

– aumento de largura;

– fechamento de espaços;

– correções de pequenas manchas;

Como são feitas as lentes de contato dentais?

Demonstração da aplicação das lentes de contato dentais

Demonstração da aplicação das lentes de contato dentais

O primeiro passo para a colocação das lentes dentais é a produção do molde com o sorriso do paciente. Com o molde em mãos (e a ajuda de um computador), o dentista faz as correções – de tamanho, cor, posição, ângulos e o que mais for necessário –, levando em consideração as características anatômicas do paciente. A partir daí, é criado o modelo ideal para o sorriso.

Esse modelo passa, então, por um especialista em próteses, que é o responsável por elaborar as lentes de contato de cada um dos dentes. Com uma impressora 3D, as lâminas de porcelana são produzidas e coladas dente a dente no paciente.

Essa colocação é praticamente indolor, por isso, não é necessário usar anestesias. O procedimento dura, em média, duas horas, dependendo de cada caso e paciente. É isso mesmo: depois de apenas duas horas, o paciente sai do consultório odontológico com um sorriso novo, livre de pequenas imperfeições e muito mais harmonioso!

Existem diferenças entre as lentes de contato e as facetas de porcelana?

Sim! Ainda que os processos de fabricação, funcionamento e aplicação sejam os mesmos, existe uma diferença entre as lentes de contato e as facetas de porcelana: as lentes são menos agressivas, ideais para corrigir problemas mais simples.

As facetas de porcelana, por outro lado, são um pouco mais invasivas e podem ser utilizadas também para mudanças um pouco maiores, a fim de corrigir problemas como manchas severas, desalinhamento, dentes trincados e mesmo deteriorações do esmalte.

Para a aplicação das facetas de porcelana, é necessário causar um desgaste nos dentes, removendo certa quantidade da superfície do esmalte natural antes da colocação das lâminas artificiais.

Por que as lentes dentais trazem mais harmonia para o sorriso?

Se um paciente deseja ter mais harmonia em seu sorriso, um dos procedimentos estéticos mais aconselháveis é, sem dúvidas, a aplicação das lentes de contato e isso acontece por vários motivos, sendo que os principais são:

– as lentes de contato são bastante sutis e fazem correções nos dentes mantendo o aspecto natural do sorriso, já que respeita as caraterísticas anatômicas de cada paciente;

– as lentes são produzidas de forma personalizada, de modo que cada dente recebe uma lente com determinadas características, harmonizando, assim, todo o sorriso;

– as lentes são altamente eficazes para a correção de pequenas imperfeições que prejudicam a estética dental, melhorando aspectos relacionados ao formato dos dentes, à angulação, tamanhos e cor;

– parte fundamental do processo de colocação das lentes é o planejamento, desde o molde até a confecção de um protótipo com o novo sorriso, o que gera uma margem de erros praticamente inexistente;

– antes da colocação das lentes, o paciente precisa pré-aprovar o protótipo criado pelo dentista, o que gera um alto nível de satisfação com os resultados alcançados.

As lentes de contato duram quanto tempo?

Por serem tão finas e colocadas tão rapidamente, muitas pessoas pensam que a duração das lentes de contato dentais é reduzida, mas isso não é verdade. As lentes de contato duram mais de dez anos (as pesquisas mostram que, após esse período, apenas 4% dos pacientes tiveram que refazer as aplicações), desde que os cuidados com a higiene sejam mantidos.

Da mesma forma como acontece com o esmalte natural dos dentes, o estado de conservação das lentes de contato dentais depende da higiene do paciente. Escovações, idas frequentes ao dentista para fazer limpezas, uso do fio dental e cuidado com a alimentação são alguns dos hábitos que devem ser mantidos para aumentar a vida útil das lentes de contato.

Esse procedimento é muito caro?

Como dissemos no começo deste artigo, por muito tempo as pessoas eram obrigadas a conviver com um sorriso indesejado, já que era muito difícil realizar algum tipo de procedimento estético para melhorar a aparência dos dentes. Tempos atrás, as soluções que haviam eram caras, pouco eficientes e dolorosas.

Hoje, o enorme avanço da ciência proporcionou inúmeras possibilidades para alcançarmos o sorriso que desejamos, sem a necessidade de passar por procedimentos dolorosos e sem ter que arcar com altos custos.

Quando levamos em consideração a relação entre a eficácia das lentes e a sua durabilidade, é fácil concluir que esse procedimento é bastante viável. Ainda assim, é preciso destacar que cada paciente é um caso único e que, portanto, os orçamentos dependem das características individuais.

Se você quer um sorriso harmonioso e bonito, entre em contato conosco e agende uma avaliação!

Deixe uma resposta