Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

Na hora de cuidar do seu sorriso, poucas opções disponíveis hoje no mercado são tão atraentes quanto a aplicação de lentes de contato dentais. Adotadas por um número cada vez maior de celebridades e de pessoas comuns à nossa volta, as lentes oferecem uma solução que protege os dentes sem abrir mão de uma estética impecável. Mas quanto tempo dura a lente de contato dental?

Ao longo deste artigo responderemos a essa e outras perguntas que costumam surgir quando se pensa em facetas e lentes de contato dentais.

Entretanto, antes de abordarmos exatamente quanto tempo dura a lente de contato dental, é interessante compreendermos exatamente em que consiste essa tecnologia e como ela se distingue das demais opções existentes no mercado.

O que são facetas de porcelana e lentes de contato dentais?

Tanto facetas quando lentes de contato são técnicas odontológicas que visam a correção de pequenas imperfeições nos dentes. Com a aplicação dessas técnicas, pode-se corrigir o formato, a cor, o tamanho ou mesmo o comprimento dos dentes.

Ambas as técnicas consistem na aplicação de lâminas de porcelana na frente dos dentes, a fim de se obter os resultados planejados. A diferença entre as duas técnicas consiste, basicamente, no grau da mudança desejada.

Assim, a aplicação das facetas de porcelana requer um desbastamento maior do esmalte do dente, sendo indicada para correções mais drásticas, como no caso de dentes manchados, girados ou desalinhados.

Já a lente de contato, por outro lado, é muito menos agressiva, sendo indicada para pequenas correções, como fechamento de espaços, arredondamento de ângulos e aumentos de comprimento ou largura.

Muito mais comodidade para você

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

As pesquisas realizadas com as tecnologias e materiais de melhor qualidade indicam que, mesmo após dez anos da aplicação das lentes, apenas cerca de 4% dos pacientes tiveram de refazer suas aplicações, e há relatos de aplicações durarem mais de vinte anos!

Obviamente, os hábitos de higiene bucal de cada paciente terão um grande impacto sobre quanto tempo dura a lente de contato dental, podendo estender sua vida útil ou encurtá-la.

Quais cuidados devo ter para preservar minhas lentes?

Como já vimos, a boa higiene bucal não deve ser deixada de lado depois que aplicamos as lentes de contato, pelo contrário: escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental são práticas que devem ser redobradas para que seu investimento dure o maior tempo possível.

Além disso, hábitos como roer unhas, mastigar tampas de caneta e objetos duros devem ser largados.

No caso de pacientes com bruxismo, pode-se recorrer ao uso de placas de relaxamento ou mesmo a aplicações de toxina botulínica.

É preciso fazer manutenção das minhas lentes?

A menos que haja algum comprometimento das lentes, como fissuras ou deslocamentos, a avaliação das lâminas pode ser feita sem problema durante sua consulta periódica normal ao dentista, a cada seis meses.

Preciso refazer a técnica em algum momento?

Como vimos, quando bem cuidadas, as lentes de contato podem facilmente durar mais de uma década. Entretanto, não é possível ao dentista refazer ou corrigir as lentes; assim, caso haja alguma intercorrência (como fissuras e fraturas nas lentes), será preciso fazer novas lâminas para substituir aquelas danificadas.

Agora que você já sabe quanto tempo dura a lente de contato dental, é só marcar uma consulta com seu especialista e começar a planejar um sorriso perfeito. E se você quer saber ainda mais sobre saúde e estética bucal, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta