Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Lente de Contato Dental: tudo o que você precisa saber sobre a durabilidade

Quando fazemos uma rápida busca na internet pelo “antes” e “depois” de alguns famosos, é fácil perceber o grande impacto que as mudanças nos sorrisos exercem na aparência das pessoas.

A rapidez com que as celebridades aparecem com seus novos sorrisos acontece, grande parte das vezes, devido a um procedimento que, a cada dia, se torna mais popular: as lentes de contato dentais.

As lentes de contato dentais têm feito a alegria dos pacientes, já que, por ser um procedimento moderno e indolor, fez com que resolver pequenos problemas dentais rapidamente se tornasse mais fácil.

Ninguém duvida da enorme eficácia das lentes de contato dentais, mas muitos pacientes ainda têm dúvidas em relação à sua durabilidade. Afinal, quanto tempo duram as lentes de contato?

No texto de hoje, falamos sobre esse assunto e trazemos informações importantes para todos aqueles que querem ter o sorriso perfeito através das lentes. Informe-se agora mesmo!

Como funcionam as lentes de contato dentais?

As lentes de contato são lâminas de porcelana. Elas se assemelham às lentes oculares em alguns aspectos, sendo que o principal deles é a espessura: ambas são bastante finas, sendo que as dentais variam entre 0,2mm e 0,4mm.

Essas lâminas são coladas na parte externa nos dentes, a fim de corrigir pequenas falhas, como arredondamento de ângulos, preenchimento de espaços vazios entre os dentes, problemas de coloração, manchas, formato e tamanho.

Para a confecção das lentes de contato, o dentista faz um molde com o sorriso do paciente. Esse molde será utilizado para que, com a ajuda de um computador, o dentista possa planejar as alterações, criando um protótipo. O protótipo, após a aprovação do paciente, passa, então, pelo especialista em próteses, que confecciona as lentes de contato de cada um dos dentes.

Como se pode ver, todo o processo é bastante moderno. A produção das lâminas acontece em impressoras 3D e, em seguida, são coladas uma a uma, em cada dente do paciente.

Colocar lentes de contato dói?

Não. A colocação das lentes é indolor. Tanto é assim, que os dentistas nem precisam aplicar anestesias em seus pacientes durante o procedimento. Para colar as lentes de contato, demora-se, em média, duas horas e o paciente já sai do consultório com um novo sorriso.

E as facetas de porcelana?

As facetas de porcelana são bastante parecidas às lentes de contato dentais. A diferença entre elas é que, enquanto as lentes são destinadas a correções mais simples, as facetas de porcelana também conseguem corrigir alguns problemas um pouco mais complexos, como, por exemplo, alguns desalinhamentos, dentes muito manchados e/ou trincados e outros tipos de deterioração do esmalte.

Para a aplicação das facetas de porcelana, é necessário causar um desgaste nos dentes, removendo certa quantidade da superfície do esmalte natural antes da colocação das lâminas artificiais.

Ambos procedimentos têm sido muito utilizados e dão efeitos eficazes, trazendo maior harmonia para os sorrisos e contribuindo consideravelmente para a autoestima dos pacientes.

As lentes de contato duram quanto tempo?

Como dissemos no começo deste artigo, uma das principais dúvidas em relação às lentes de contato é sobre quanto tempo elas duram. Afinal, essas lâminas tão finas podem durar muito tempo?

A resposta é sim! Graças ao enorme avanço tecnológico, essas lâminas, mesmo com uma espessura tão fina, têm longa duração. Pesquisas sobre as lentes de contato dentais apontam que, depois de dez anos de uso, apenas 4% dos pacientes tiveram que refazer as aplicações das lentes. Alguns, inclusive, já as utilizam há quase 20 anos. Desde a sua criação até hoje, as lentes de contato dentais foram aprimoradas. Por isso, a expectativa é de que, atualmente, elas durem ainda mais que isso.

No entanto, parte importante da durabilidade (ou não) das lentes é o cuidado do paciente com a higiene bucal. Aqueles que não têm hábitos de limpeza contribuem para uma vida útil menor se suas lentes. Já os pacientes que capricham nas escovações diárias, vão ao dentista periodicamente e evitam consumir em excesso alimentos que mancham os dentes terão suas lentes por mais tempo (e em melhor estado).

O sorriso que você sempre quis.

Alguns cuidados para preservar as lentes dentais

Da mesma forma que devemos sempre estar atentos aos cuidados com nossos dentes, é preciso estar em dia com a higiene bucal para preservar as lentes dentais. Sendo assim, alguns hábitos que contribuem para uma maior vida útil das lentes são:

– Escovar os dentes após as refeições;

– Usar o fio dental diariamente;

– Agendar consultas periódicas ao dentista, tanto para avaliar as condições dos dentes como também das lentes de contato;

– Evitar ou diminuir o consumo de alimentos com taninos, como: café, vinho tinto, açaí e chás;

– Evitar ou diminuir o consumo de alimentos e bebidas muito ácidas, como: refrigerantes e algumas frutas, a destacar o limão, o mirtilo e a amora.

É importante ressaltar que as lentes dentais são mais resistentes aos alimentos que mancham os dentes do que os dentes naturais. Ainda assim, é recomendável eliminar o excesso de consumo desses produtos.

As vantagens das lentes dentais são muitas e os resultados são imediatos. Logo após a colocação das lentes, o paciente já sai do consultório com o sorriso que deseja, livre de pequenas falhas e muito mais bonito.

O procedimento de colocação das lentes se dá a partir de um molde inicial. Por isso, as lentes são feitas de forma personalizada. Sendo assim, os custos do procedimento dependem das características de cada paciente e, claro, da clínica onde o processo será feito.

Se você quer uma solução rápida, prática e indolor para o seu sorriso, consulte-nos sobre as lentes dentais. Nós faremos a avaliação do seu sorriso e daremos o orçamento para o seu caso. Conte conosco!

Deixe uma resposta