Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Implante dentário: veja qual é a sua importância

Implante dentário: veja qual é a sua importância

Atualmente, a necessidade de se preocupar com a aparência e, principalmente, com o sorriso tem aumentado cada vez mais. Por causa disso, os tratamentos estão se tornando mais frequentes e são os melhores meios para quem busca passar uma boa imagem através de um sorriso harmonioso. Entre eles, é possível afirmar que o implante dentário é um dos principais, pois oferecem dentes artificiais visualmente bonitos e com um suporte estável, ao contrário da maioria das próteses parciais. Ficou interessado no assunto? Então continue esta leitura e saiba um pouco mais! Além disso, leia também os mitos e verdades sobre implantes dentários.

Implante Dentário: entenda tudo sobre eles com este guia completo gratuito!

O quanto o implante dentário contribui para a autoestima?

O implante dentário pode devolver a funcionalidade da mastigação saudável e um sorriso completo que fazem a diferença na vida das pessoas. Afinal, esses aspectos estão ligados a várias questões, como a autoestima e o bem-estar. Poder sorrir sem sentir vergonha ou conseguir comer todos os alimentos sem dificuldades são itens essenciais para uma vida mais cômoda, saudável e alegre.

Com o aprimoramento das técnicas utilizadas pelos dentistas, cuidar dos dentes deixou de ser um bicho de sete cabeças. Os procedimentos muito dolorosos ficaram no passado e, hoje, é possível fazer implantes e recuperar o sorriso de um jeito bem mais tranquilo, prático e economicamente acessível.

Algum tempo atrás, os tratamentos dentários eram pouco acessíveis, devido a uma variedade de fatores que estavam relacionados, sobretudo, aos altos custos e à dor que os procedimentos traziam para o paciente.

Por tudo isso, se não tivessem ótimas condições financeiras ou sentissem pouca resistência à dor, as pessoas eram obrigadas a conviverem com problemas dentários, que diminuíam a autoestima e, em muitos casos, também prejudicavam a saúde bucal.

Por sorte, o cenário mudou MUITO e, hoje, os tratamentos dentários estão mais acessíveis, mais baratos e menos dolorosos. Agora, não temos que aceitar viver com um sorriso que não esteja da forma como gostaríamos e podemos, finalmente, ter a aparência que desejamos.

No entanto, o implante dentário não é importante apenas para elevar a autoestima. Existem outras finalidades que esse procedimento traz consigo e que fazem muita diferença na nossa saúde bucal.

Neste artigo, fizemos um guia com as informações mais importantes que você precisa saber antes de marcar o seu implante dentário (saiba se você é um possível candidato). Fique por dentro dos preços, dos tipos de implantes e conheça um pouco mais sobre todo o processo. Confira clicando na imagem abaixo!

Implantes Dentários

Saiba tudo sobre implantes dentários

Quais são as principais vantagens?

Entre tantas vantagens e benefícios que o implante dentário oferece, resolvemos mostrar nesse post as principais delas, explicando o motivo de o procedimento ser tão importante. Venha conferir!

Melhora a oclusão

A oclusão dental é, em resumo, como a boca se fecha, ou seja, a posição entre a arcada dentária superior, a mandíbula superior e a mandíbula inferior. Uma oclusão normal é aquela em que a mandíbula superior cobre, ligeiramente, a inferior.

Quando há a ausência de um ou mais dentes, a oclusão é prejudicada, o que, a curto ou longo prazo, pode acarretar em problemas de mastigação, além de danos mais graves na gengiva, nos ossos, músculos, articulações e ligamentos da boca.

Com os implantes, o que se faz é melhorar a mastigação.

Ao substituir os dentes perdidos pelos implantes, você terá uma melhor mastigação e a maioria dos problemas de oclusão serão resolvidos. Dessa forma, a oclusão tende a se normalizar, de modo que os dentes se alinhem sem problemas.

Aumenta a autoestima

Como vimos, os implantes dentários cumprem uma função estética muito importante. E, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a relevância dessa função é muito alta, já que estar feliz com a própria aparência é um fator psicológico essencial. Afinal esse é um dos motivos que leva uma pessoa a procurar o implante, certo?

As pessoas que sentem vergonha do seu sorriso encaram muitos problemas no cotidiano e esses problemas podem acarretar quadros mais sérios, relacionados à depressão, ao pânico social e à ansiedade.

Lembre-se de que uma baixa autoestima provocada pela falta de dentes pode gerar grandes prejuízos em sua vida, sejam eles pessoais ou profissionais. Ter medo do julgamento alheio quando sorrimos pode ser um empecilho para as relações sociais e o trabalho. Além disso, especialmente no âmbito profissional, pode prejudicar a contratação ou o desempenho de certas funções.

Ajudam a evitar doenças digestivas

Extrair ou perder um dente e deixar um espaço vazio em seu lugar é maléfico para a saúde bucal. Ao não implantar o dente perdido, o paciente estará mais propenso a doenças digestivas.

Um dos grandes problemas em não implantar dentes ausentes está relacionado à má mastigação. Quando faltam um ou mais dentes, os alimentos não são mastigados como deveriam e isso pode acarretar doenças como a gastrite, aumento de gases, dores abdominais, azias, entre outros.  

Previnem os dentes saudáveis

Quando faltam um ou mais dentes em nossa boca, os outros dentes subjacentes tendem a estar mais expostos, o que pode acelerar processos naturais de degradação e também causar outros problemas, como cáries e tártaros.

Para entender esse tópico, basta pensarmos que, em condições naturais, os dentes não estão expostos em toda a sua cobertura, já que os dentes “vizinhos” acabam funcionando como uma proteção.

Quando essa proteção é inexistente, podem aparecer os problemas citados anteriormente.

Previnem a perda óssea

O corpo humano funciona de uma maneira bastante lógica: ao considerar que algo não é necessário para o organismo, encontra formas de eliminá-lo.

O tecido ósseo existe para funcionar como um suporte para os dentes. Se esses dentes estão ausentes por muito tempo (ou seja, se não são implantados), o corpo entende que essa estrutura não tem mais nenhuma função e, por isso, dá início a um processo natural de reabsorção, o que causa a perda óssea.

A perda óssea é um problema. Em alguns casos, quando a pessoa espera muito tempo para fazer o implante, é necessário, inclusive, realizar um enxerto a fim de suprir a parte óssea perdida.

Melhora a qualidade de vida

Quando falamos sobre implantes dentários, é preciso ressaltar sempre: esses procedimentos não são apenas estéticos. Como vimos, eles ajudam a prevenir doenças, degradações ósseas e melhoram a oclusão.

Além de tudo isso, os implantes contribuem consideravelmente para uma melhor qualidade de vida. A ausência de dentes compromete a ingestão de certos alimentos. Nesses casos, as dentaduras removíveis ou pontes fixas quase nunca conseguem reverter a situação.

Já os implantes devolvem a segurança de comer esses alimentos sem medo. É importante trazer à tona, ainda, que os implantes têm uma aparência bastante natural, tanto no que se relaciona à estética quanto à forma e as dimensões dos dentes, o que contribui, ainda mais, para uma melhor mastigação.

Não é um procedimento doloroso

Talvez seja um dos grandes motivos que deixa uma pessoa receosa em relação ao implante dentário. Entretanto, tranquilize-se, pois o tratamento é completamente indolor. As técnicas avançadas permitem a aplicação de uma anestesia local. Além disso, o procedimento é rápido, assim como a recuperação. Hoje em dia já existe administração de analgésicos para que os pacientes saiam da fase de recuperação mais facilmente e com mais rapidez.

É cômodo e versátil

Implantes dentários possibilitam que você coma e aproveite o alimento que quiser sem restrições. Além disso, permitem que você fale com clareza e confiança sem barulhinhos constrangedores ou dentaduras escorregadias.

Devido os profissionais altamente capacitados e as técnicas inovadoras, os tratamentos com implantes podem ser feitos em pessoas de qualquer faixa etária, desde que já tenham a formação óssea. Assim, jovens, adultos e pessoas mais velhas podem passar pelo procedimento.

Além disso, a implantologia permite preencher quantos dentes forem necessários: um, dois, três, quatro, enfim… Em alguns tratamentos ainda é possível recriar uma gengiva artificial para consertar defeitos estéticos.

Em todos os casos é fundamental as radiografias e outros exames mais específicos para a realização, da melhor maneira possível, do tratamento

Promove a segurança e a eficiência

Com toda a tecnologia envolvida nos tratamentos de implantes, é válido afirmar que há altos níveis de sucesso, chegando a 98% de aprovação. Outra vantagem é que você vai ter certeza da prótese estável, com uma eficiência declarada de mastigação e também no quesito estética.

Melhora o estilo de vida

Encaixes pouco firmes, dificuldades para comer alimentos favoritos e aparências artificiais… São reclamações comuns de pacientes que usam dentaduras removíveis ou pontes fixas.

Além disso, é comum que esse tipo de procedimento façam as pessoas parecerem mais velhas do que realmente são. Em contraste, implantes dentários duradouros e de aparência natural, geralmente são indistinguíveis dos dentes naturais e proporcionam aos pacientes mais autoconfiança.

Quem pode colocar?

Os implantes atraem muitas pessoas, pois podem ser utilizados por quem tem problemas pontuais, como a perda de dentes, ou por quem tem má formação — a chamada a agenesia. É importante que um profissional capacitado examine as condições da saúde bucal do interessado.

Um fator importante, é que o tratamento pode ser feito nos pacientes que tenham quantidade suficiente de tecido ósseo nas áreas a serem implantadas. Caso isso não seja o caso, há ainda a possibilidade de enxertos ósseos serem realizados.

Crianças e adolescentes não podem colocar até completarem o desenvolvimento ósseo, o que ocorre por volta dos 18 anos. Para adultos, a idade não é um limitador.

É isso aí, agora você já sabe qual é a importância do implante dentário, juntamente com os principais benefícios e vantagens. Não se esqueça de que, hoje em dia, um sorriso bonito é capaz de te manter com uma boa aparência e, consequentemente, promover o seu destaque na família e no emprego.

Leia outras dicas importantes aqui!

Gostou deste artigo? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os procedimentos estéticos! Até mais!

Deixe uma resposta