Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Implante dentário: veja qual é a sua importância

Implante dentário: veja qual é a sua importância

Atualmente, a necessidade de se preocupar com a aparência e, principalmente, com o sorriso tem aumentado cada vez mais. Por causa disso, os tratamentos estão se tornando mais frequentes e são os melhores meios para quem busca passar uma boa imagem através de um sorriso harmonioso. Entre eles, é possível afirmar que o implante dentário é um dos principais, pois oferecem dentes artificiais visualmente bonitos e com um suporte estável, ao contrário da maioria das próteses parciais.

Ficou interessado no assunto? Então continue esta leitura e saiba um pouco mais!

Afinal, o que é o implante dentário?

Esse procedimento consiste na acomodação de um ou de mais parafusos de titânio no osso, também chamados de implantes osseointegrados.

Essa técnica, consiste na colocação cirúrgica de um sistema de parafusos ou cilindros no tecido ósseo do paciente. Essas peças resistentes é que desempenharão o papel da raiz dos dentes.

Após o período da osseointegração — formação óssea ao redor das peças — esses implantes serão base para a peça mais adequada às necessidades da pessoa. Isso devolve não apenas a estética, mas a funcionalidade da boca do paciente.

É válido ressaltar, que o titânio utilizado é um material seguro e bionerte. Ou seja, é biocompatível e não causa nenhum desconforto ou reação indesejada ao paciente.

Quais são as principais vantagens?

Entre tantas vantagens e benefícios que o implante dentário oferece, resolvemos mostrar nesse post as principais delas, explicando o motivo de o procedimento ser tão importante. Venha conferir!

Melhora a oclusão

Ao substituir os dentes perdidos pelos implantes, você terá uma melhor mastigação e a maioria dos problemas de oclusão serão resolvidos. Isso significa que, ao fechar a boca, haverá o contato dos dentes superiores com os inferiores em condições normais, ou seja, um alinhamento em que a arcada superior deve cobrir, ligeiramente, a inferior.

Quando ocorre esse problema de má oclusão, outras partes da boca são afetadas por meio dos danos nas estruturas adjacentes, como gengiva, ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Nunca é tarde para ter o sorriso que sempre quis

Aumenta a autoestima

Esse tipo de tratamento promove resultados estéticos incríveis, com sorrisos completos, harmoniosos e bonitos. Com isso, você também ganha autoestima, afinal esse é um dos motivos que leva uma pessoa a procurar o implante, certo?

Lembre-se de que uma baixa autoestima provocada pela falta de dentes pode gerar grandes prejuízos em sua vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

Não é um procedimento doloroso

Talvez seja um dos grandes motivos que deixa uma pessoa receosa em relação ao implante dentário. Entretanto, tranquilize-se, pois o tratamento é completamente indolor. As técnicas avançadas permitem a aplicação de uma anestesia local. Além disso, o procedimento é rápido, assim como a recuperação. Hoje em dia já existe administração de analgésicos para que os pacientes saiam da fase de recuperação mais facilmente e com mais rapidez.

É cômodo e versátil

Implantes dentários possibilitam que você coma e aproveite o alimento que quiser sem restrições. Além disso, permitem que você fale com clareza e confiança sem barulhinhos constrangedores ou dentaduras escorregadias.

Devido os profissionais altamente capacitados e as técnicas inovadoras, os tratamentos com implantes podem ser feitos em pessoas de qualquer faixa etária, desde que já tenham a formação óssea. Assim, jovens, adultos e pessoas mais velhas podem passar pelo procedimento.

Além disso, a implantologia permite preencher quantos dentes forem necessários: um, dois, três, quatro, enfim… Em alguns tratamentos ainda é possível recriar uma gengiva artificial para consertar defeitos estéticos.

Em todos os casos é fundamental as radiografias e outros exames mais específicos para a realização, da melhor maneira possível, do tratamento

Promove a segurança e a eficiência

Com toda a tecnologia envolvida nos tratamentos de implantes, é válido afirmar que há altos níveis de sucesso, chegando a 98% de aprovação. Outra vantagem é que você vai ter certeza da prótese estável, com uma eficiência declarada de mastigação e também no quesito estética.

Melhora o estilo de vida

Encaixes pouco firmes, dificuldades para comer alimentos favoritos e aparências artificiais… São reclamações comuns de pacientes que usam dentaduras removíveis ou pontes fixas.

Além disso, é comum que esse tipo de procedimento façam as pessoas parecerem mais velhas do que realmente são. Em contraste, implantes dentários duradouros e de aparência natural, geralmente são indistinguíveis dos dentes naturais e proporcionam aos pacientes mais autoconfiança.

Quem pode colocar?

Os implantes atraem muitas pessoas, pois podem ser utilizados por quem tem problemas pontuais, como a perda de dentes, ou por quem tem má formação — a chamada a agenesia. É importante que um profissional capacitado examine as condições da saúde bucal do interessado.

Um fator importante, é que o tratamento pode ser feito nos pacientes que tenham quantidade suficiente de tecido ósseo nas áreas a serem implantadas. Caso isso não seja o caso, há ainda a possibilidade de enxertos ósseos serem realizados.

Crianças e adolescentes não podem colocar até completarem o desenvolvimento ósseo, o que ocorre por volta dos 18 anos. Para adultos, a idade não é um limitador.

É isso aí, agora você já sabe qual é a importância do implante dentário, juntamente com os principais benefícios e vantagens. Não se esqueça de que, hoje em dia, um sorriso bonito é capaz de te manter com uma boa aparência e, consequentemente, promover o seu destaque na família e no emprego.

Gostou deste artigo? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os procedimentos estéticos! Até mais!

Deixe uma resposta