Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Higiene bucal: porque o checkup da boca é fundamental?

Manter a higiene bucal em dia é fundamental para garantir a saúde de seus dentes. É uma maneira de evitar problemas e de garantir um sorriso muito mais saudável e bonito.

Para isso, é importante frequentar clínicas odontológicas e fazer um checkup dental preventivo. Se você tem interesse no assunto, continue com esta leitura e saiba mais!

Afinal, o que é e como é feito o checkup dental?

O checkup nada mais é do que um procedimento que diagnostica antecipadamente problemas bucais que podem, com o tempo, se tornar mais sérios. Com isso, você consegue preveni-los e garantir a sua saúde bucal e um sorriso bonito.

Normalmente, assim como a maioria dos procedimentos preventivos, esse checkup acontece por meio de uma série de exames que analisam toda a região bucal, como língua, gengiva, dentes e lábios, e que detectam qualquer anormalidade. Isso oferece a possibilidade de um tratamento mais rápido e com resultados mais efetivos.

Em geral, os exames são realizados anualmente, mas esse período deve ser estipulado pelo seu dentista.

Por que a avaliação é tão importante?

Existem várias vantagens ao se realizar um checkup dental preventivo, passando por questões estéticas, pela saúde e até mesmo por questões econômicas — uma vez que que os seus futuros gastos serão evitados.

Confira agora alguns dos principais motivos que tornam o tratamento tão importante!

1. Detecta problemas com antecedência

Como já dissemos, esse é um dos principais objetivos do checkup preventivo. O procedimento é fundamental para identificar qualquer problema que já existe e, especialmente, que pode vir a acontecer, como aftas, cáries, gengivite e até mesmo tumores. Isso permite que os tratamentos sejam realizados com mais facilidade.

Ainda é possível dizer que ele evita que procedimentos mais específicos e elaborados sejam realizados, como cirurgias dentárias e a substituição de dentes, uma vez que o problema não vai chegar em seu nível crítico para ser detectado e tratado.

2. Garante a saúde oral

Outra vantagem do checkup é que ele garante a sua saúde dental e, se o procedimento for feito com regularidade, torna-se mais fácil de manter um histórico de higiene oral.

Além disso, se o seu dentista assegurar que a sua boca e que os seus dentes estão perfeitamente bem, a próxima bateria de exames deverá acontecer só depois de um período, que pode variar de seis meses a um ano, proporcionando muito mais comodidade e conforto ao seu dia a dia, além de eliminar as preocupações em relação a isso.

3. Deixa o sorriso mais bonito

Provavelmente você já deve saber que um sorriso agradável e bonito tem se tornado cada vez mais importante, tanto por questões pessoais, quanto profissionais, certo? Com o checkup, a probabilidade de você sorrir sem receio e se destacar por isso é muito maior.

Isso acontece porque os seus dentes vão ficar diariamente bem tratados e saudáveis, proporcionando um sorriso natural e impecável. É claro que os cuidados básicos de higiene, como escovar os dentes e passar o fio dental, não podem ser deixados de lado.

É válido mencionar que esta é também uma forma de você preservar sua autoconfiança, se sentir melhor e ter mais bem-estar.

Agora que você já sabe o que é um checkup, como ele promove a sua higiene bucal e qual é o motivo de ele ser tão importante, não perca tempo e faça o seu e o de sua família periodicamente. Lembre-se de buscar uma clínica especializada e garanta um sorriso muito mais bonito e saudável.

Você já fez um checkup dental? Então deixe nos comentários e conte para nós a sua experiência.

Deixe uma resposta