Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

5 cuidados com a higiene bucal para quem usa aparelho dentário

A higiene bucal para quem usa aparelho dentário é tão ou mais importante quanto a sua visita ao dentista. Isso porque uma higiene bucal bem feita pode acelerar o processo do seu tratamento dentário, assim como oposto também é verdade.

Quem usa aparelho dentário sabe que o acompanhamento frequente de um profissional especializado é mais do que necessário para o andamento do tratamento. Porém, quem acha que depende somente do dentista para o tratamento funcionar, está muito enganado.

Sendo assim, confira agora 5 cuidados com a higiene bucal que quem usa aparelho dentário deve ter!

1. Escolha a escova certa para a higiene bucal

Para as pessoas que usam aparelhos dentários fixos, é muito importante escolher uma escova que tenha as características que permita o acesso dela a todas as regiões da boca. Portanto, quando for decidir sobre qual escova comprar, leve em consideração os seguintes atributos:

Cerdas ultra macias

No Brasil, existe um mito de que as cerdas mais duras promovem uma limpeza bucal mais efetiva, porém isso não é verdade. Pelo contrário, cerdas muito rígidas, além de não terem uma maior eficácia comprovada, ainda podem provocar lesões na gengiva.

Sendo elas também mais flexíveis, são excelentes para auxiliar na limpeza do aparelho, já que terá acesso a lugares mais difíceis.

Canaleta central

Uma escova que possui canaleta central é aquela em que as cerdas do meio tem um comprimento menor que as da extremidade, formando assim uma depressão. Esse buraco formado no meio da escova simplifica bastante a vida de quem usa aparelho fixo, já que se encaixa perfeitamente na boca.

Cabeça pequena

Escovas com cabeças muito grandes dificultam o acesso a lugares mais específicos da boca. Portanto, dê preferência as de tamanho reduzido. Dessa forma, você conseguirá limpar melhor os espaços entre o aparelho e os dentes.

2. Não deixe de passar o fio dental

Quem usa sabe que passar o fio dental utilizando o aparelho fixo não é lá muito simples. Porém, não deixe que isso te desmotive a continuar a sua rotina de higienização.

Muito mais comodidade para você

Passar o fio dental não é só uma prática indicada, como também é necessária. Caso necessite, utilize um passa fio. Esse é um pequeno instrumento que vai facilitar bastante a sua vida na hora da sua higienização bucal com o fio dental.

3. Evite comer certos tipos de alimentos

Existem certos tipos de alimentos que são completamente contra indicados para quem usa aparelho dentário fixo. No geral, a ordem é evitar alimentos muito grudentos como balas e chicletes, aqueles muito duros como castanhas, pipoca, pé de moleque, e, por fim, bebidas gasosas como refrigerantes.

Os alimentos duros podem acabar danificando o seu aparelho e os pegajosos serão muito difíceis de serem higienizados depois. Ou seja, será é um prato cheio para as cáries.

Já as bebidas gasosas (refrigerantes) são perigosas porque são ácidas e ricas em açúcar. Como a higienização com o aparelho fica mais dificultosa, caso o paciente abuse desses alimentos, pode acabar adquirindo cárie no esmalte dos dentes.

4. Limpe o aparelho adequadamente

Caso use aparelho móvel, é muito importante que você faça a limpeza adequada do dispositivo sempre antes de guardá-lo. Isso aumentará a vida útil do seu aparelho odontológico.

O mesmo vale para quem usa aparelho fixo. Nesse caso, separe um tempo específico da sua escovação voltado somente para a limpeza do aparelho. Depois, prossiga com a higienização bucal normal.

5. Enxague e confira sempre os seus dentes

Não é difícil que aconteça de ficar restos de alimentos presos no seu aparelho, de maneira aparente, sem que você perceba. Sendo assim, sempre que for comer alguma coisa e não tiver condições de fazer a escovação depois, pelo menos enxague bastante a boca e confira os seus dentes. Dessa forma, terá certeza que não passará nenhum constrangimento.

Curtiu as dicas de higiene bucal para quem usa aparelho dentário? Então compartilhe nas redes sociais e ajude também os seus amigos.

Deixe uma resposta