Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Faceta ou lente de contato dental

Faceta ou lente de contato dental?

Com certeza você já ouviu falar nela e em seus benefícios. Esse tratamento, inclusive, já caiu nas graças de muita gente — principalmente das celebridades. Pois é: a faceta ou a lente de contato dental são as principais aliadas de dentes bonitos e bem alinhados. Elas são capazes de mudar radicalmente o sorriso e a aparência de uma pessoa.

Veja os casos do jogador de futebol Cristiano Ronaldo e das atrizes Glória Pires, Grazzi Massafera, Juliana Paes e tantos outros famosos que recorreram ao tratamento e deram um up no sorriso.

Cada vez mais modernas, as facetas podem te ajudar a conquistar um belo sorriso mais rápido do que você imagina. No post de hoje, vamos falar sobre seus benefícios. Confira!

O que é a faceta dental

A faceta dental nada mais é do que um laminado que se sobrepõe à parte externa dos dentes. Uma vez no local, não há como distinguir uma faceta de um dente natural. Além disso, as facetas executam muito bem as funções de mastigar e morder.

O procedimento para colocar é simples: a superfície frontal do dente é observada e suas impressões são tiradas e, então, uma faceta é feita artesanalmente e com precisão, de acordo com a máscara obtida.

Faceta dental x lente de contato dental

Mesmo que sejam bem parecidas, facetas de porcelana e lentes de contato dental não são a mesma coisa. Apesar de ambas serem feitas de porcelana ou resina. A principal diferença entre elas está na espessura e na necessidade de desgastar os dentes para colocação.

As lentes de contato são mais finas que as facetas — 0,2 a 0,4 milímetro — e exigem o mínimo de desgaste nos dentes para o tratamento, quando necessário. São indicadas principalmente para melhora estética, ou seja, para sorrisos que já têm bom formato e coloração que agradem o paciente.

As facetas de porcelana são mais espessas — 0,5 até 1,2 milímetro — e requerem um desgaste maior do dente para serem coladas. As melhorias proporcionadas por esse tipo de tratamento são maiores, pois podem ser corrigidos problemas no formato e na coloração dentária da pessoa.

O tratamento lente de contato ou faceta dental exige planejamento detalhado

Como todo e qualquer tratamento odontológico, para que as facetas de porcelana ou lentes de contato dental sejam coladas nos dentes, é preciso fazer um planejamento. Nessa fase, são feitas fotografias extra e intra-bucais, modelos de gesso e estudo, planejamento digital do sorriso e enceramento diagnóstico.

O sorriso que você sempre quis.

Como garantir o sorriso perfeito

Também é feita uma análise metódica e subjetiva do sorriso do paciente, para que as facetas sejam desenvolvidas com aspecto idêntico aos dentes naturais. Afinal de contas, o tratamento deve proporcionar um sorriso que fique em harmonia com o rosto de cada pessoa.

Com todas as informações necessárias em mãos, dentista e protético têm condições de mostrar ao paciente como será seu sorriso após o tratamento.

Após o planejamento ser aprovado pelo paciente, será feito o preparo dos dentes, a moldagem, a prova em boca das facetas ou lentes de contato e a colagem das próteses sobre os dentes.

Como é o preparo e a colagem das facetas nos dentes

Para a colagem das lentes de contato, o dentista faz um pequeno desgaste no esmalte dentário mas, em alguns casos, esse desgaste não precisa ser feito. Sendo assim, muitas vezes, o uso de anestésicos sequer é necessário.

Já as facetas de porcelana, por serem mais espessas que as lentes de contato, precisam de um desgaste maior nos dentes para a colagem. Muitas vezes, o desgaste não atinge somente o esmalte dentário, mas também a dentina.

Tanto facetas como lentes de contato dental são cimentadas na parte externa dos dentes, cobrindo todas as imperfeições. Após esse procedimento, apenas o dentista é capaz de retirá-las usando equipamentos específicos.

Quando se submeter ao tratamento

O tratamento é recomendado para corrigir imperfeições no sorriso, tais como: um dente maior que o outro, distância muito grande entre um dente e outro (diastemas), dentes escurecidos que não respondem ao clareamento dental.

A faceta também corrige pequenos desalinhamentos, dispensando, muitas vezes, o uso do aparelho ortodôntico, corrige o formato dos dentes e aperfeiçoa o design do sorriso.

Vantagens e desvantagens da faceta de porcelana e da lente de contato dental

Agora que você entendeu como é o processo de confecção e colagem, vamos às vantagens e desvantagens das facetas e lentes de contato dental.

Vantagens

  • preservam a estrutura dentária;
  • versatilidade e excelentes resultados estéticos, como cor, forma e posicionamento;
  • resistência a fraturas e alterações de cor;
  • maior durabilidade dental entre outros materiais e técnicas utilizadas;
  • no caso da lente de contato dental, o tratamento é reversível, pois o desgaste é mínimo, quando ocorre;
  • o tratamento é rápido e são necessárias poucas visitas ao dentista para realizar todo o procedimento.

Desvantagens

  • no caso das facetas, o tratamento é irreversível, uma vez que há desgaste dentário considerável;
  • é preciso que o protético tenha muita habilidade para confeccionar as próteses;
  • as lentes de contato não corrigem grandes alterações de cor. Nesse caso, as facetas são indicadas.

A faceta dental não é eterna

Ao se submeter a um tratamento com faceta dental, você deve lembrar-se de que ela não vai durar para sempre. Com o tempo, vai haver desgaste — afinal, a faceta é uma prótese que deve ser bem cuidada — e ela pode durar até 10 anos. Portanto, você deve consultar regularmente seu dentista para manutenção e para saber quando o tratamento deve ser refeito.

Por isso, é preciso que o paciente tenha os cuidados bucais adequados, com escovação diária, usando pastas dentais não abrasivas e fio dental. Cremes dentais abrasivos podem danificar a porcelana, causando manchas e outros danos.

O paciente ainda deve evitar roer as unhas, ranger os dentes e comer alimentos muito duros. Se uma faceta de porcelana ou lente de contato dental sofre algum dano, não é possível repará-lo e será necessária a confecção de outra prótese.

Profissionais especializados no tratamento

Como todo e qualquer tratamento odontológico, a faceta dental só pode ser feita com um profissional especializado. Mas não basta ser um cirurgião-dentista com experiência: é preciso ter cursos de aperfeiçoamento na área que o capacitem a realizar tal procedimento. Lembre-se de que esse é um procedimento artesanal, feito sob medida para seu sorriso.

Além disso, somente um dentista capacitado poderá indicar ao paciente se o melhor para ele é recorrer à faceta laminada ou à lente de contato, pois cada uma tem suas particularidades.

Você quer outras informações sobre tratamento com lente de contato dental e outros procedimentos? Assine nossa newsletter e receba informações diretamente em seu e-mail!

Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta