Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Faceta dental x Lentes de contato dental

Faceta ou lente de contato dental: o que é, qual a importância e mais!

Com certeza você já ouviu falar nela e seus benefícios. Este tratamento inclusive, já caiu nas graças de muita gente — principalmente das celebridades. Pois é, a faceta dental ou lente de contato dental são as principais aliadas de dentes bonitos e bem alinhados. Elas são capazes de mudar radicalmente o sorriso e a aparência de uma pessoa.

Cada vez mais modernas, as facetas podem te ajudar a conquistar um belo sorriso mais rápido do que você imagina. No post de hoje, vamos falar sobre seus benefícios. Confira!

Os caminhos para um sorriso perfeito. Descubra o seu

O que é a faceta dental

A faceta dental nada mais é do que um laminado que se sobrepõe a parte externa dos dentes. Uma vez no local, não tem como distinguir uma faceta de um dente natural. Além disso, as facetas executam muito bem as funções de mastigar e morder.

O procedimento para colocar é simples. A superfície frontal do dente é observada e suas impressões são tiradas. Uma faceta dental é feita artesanalmente e com precisão, de acordo com a máscara obtida.

Faceta dental x Lente de contato dental

Contudo, facetas de porcelana e lentes de contato dental não são a mesma coisa. Apesar de ambas serem feitas de porcelana ou resina. A principal diferença entre elas está na espessura e na necessidade de desgastar os dentes para colocação.

As lentes de contato são mais finas que as facetas — 0,2 a 0,4 milímetro — e exigem o mínimo de desgaste nos dentes para o tratamento, quando necessário. São indicadas principalmente para melhora estética, ou seja, sorrisos que já têm bom formato e coloração que agrade o paciente.

As facetas de porcelana são mais espessas — 0,5 até 1,2 milímetro — e requerem um desgaste maior do dente para serem coladas. As melhorias proporcionadas por esse tipo de tratamento são maiores, pois podem ser corrigidos problemas no formato e na coloração dentária da pessoa.

Quando se submeter ao tratamento

O tratamento é recomendado para corrigir imperfeições no sorriso, tais como: um dente maior que o outro, distância muito grande entre um dente e outro (diastemas), dentes escurecidos que não respondem ao clareamento dental.

O sorriso que você sempre quis.

A faceta também corrige pequenos desalinhamentos, dispensando muitas vezes o uso do aparelho ortodôntico, corrige o formato dos dentes e aperfeiçoa o design do sorriso.

A faceta dental não é eterna

Ao se submeter a um tratamento com faceta dental, você deve se lembrar que ela não vai durar para sempre. Com o tempo, vai haver desgaste — afinal, a faceta é uma prótese que deve ser bem cuidada — e pode durar até 10 anos. Consulte regularmente seu dentista para manutenção e saber quando o tratamento deve ser refeito.

Profissionais especializados no tratamento

Como todo e qualquer tratamento odontológico, a faceta dental só pode ser feita com um profissional especializado. Mas, não basta ser um cirurgião-dentista com experiência, é preciso ter cursos de aperfeiçoamento na área que o capacitem a realizar tal procedimento. Lembre-se que é um procedimento artesanal, feito sob medida para seu sorriso.

Além disso, somente um dentista capacitado poderá indicar ao paciente se o melhor para ele é recorrer à faceta laminada ou à lente de contato, pois cada uma tem suas particularidades.

Você quer informações sobre tratamento com facetas dentais e outros procedimentos? Então, entre em contato conosco, a DentCare Center terá um imenso prazer em atendê-lo!

Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta