Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Conheça os 4 benefícios da aplicação de flúor

O flúor é um poderoso agente de proteção dos dentes, principalmente contra as temidas cáries. Porém, os benefícios da aplicação do flúor vão além disso.

Largamente distribuído pela natureza — rochas, solos, mares, lagos, rios e até mesmo nos seres vivos —, ele está presente na água da rede pública de abastecimento, em alguns alimentos e, claro, nos produtos de higiene bucal.

Neste artigo vamos conhecer mais sobre esse mineral, seus benefícios e como aplicar de forma correta. Confira!

1. Prevenção da cárie

Dentre os benefícios do flúor, talvez a prevenção de cáries seja o mais conhecido. A cárie é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus mutans, que tem início quando a mesma se fixa sobre o esmalte do dente e forma placas dentárias.

No início do século passado, o cirurgião dentista Frederick S. McKay, observou que crianças com dentes manchados tinham poucas cáries e que essas manchas eram provocadas pelo alto teor de flúor na água.

O flúor, além de provocar a diminuição do crescimento e até mesmo a morte das bactérias causadoras da cárie, possui a capacidade de inibir a fermentação láctica, que é importante na produção de energia desses microrganismos.

2. Combate ao mau hálito

Apesar de não se tratar de uma doença, o mau hálito sinaliza que algo não vai bem no organismo. Além disso, seu mau cheiro é muitas vezes constrangedor e pode afetar até mesmo a autoestima da pessoa.

Para eliminar esse cheiro desagradável, é preciso procurar ajuda médica e odontológica. Porém, é possível combatê-lo e preveni-lo por meio de mudanças de hábitos e cuidados de saúde.

Assim, o flúor aparece como forte aliado devido a sua ação antibacteriana. Sendo assim, além de um bom creme dental com flúor, mantenha a boca sempre limpa e não deixe de:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • Usar fio dental;
  • Fazer higiene da língua;
  • Utilizar enxaguante bucal;
  • Dentre outros.

3. Limpeza dos dentes

Tanto o flúor presente na água e nos produtos de higiene bucal, quanto o utilizado em tratamentos profissionais em consultório garantam uma boca limpa e saudável.

A aplicação feita pelo dentista possui maior quantidade de flúor e tem o objetivo deter a ação das bactérias na cavidade oral. É comum que o especialista faça uma limpeza dentária. Dessa forma, você garante um sorriso mais bonito e saudável.

4. Fortalece o esmalte dos dentes

Outro benefício do uso do flúor é a recuperação e fortalecimento do esmalte dos dentes, que acontece quando há a sua erosão ou corrosão

Muitas vezes, esse processo também vem acompanhando da retração da gengiva deixando o local mais sensível. Ele ajuda também nos processos de desmineralização provocado pelos ácidos liberados após a alimentação.

Como você pode perceber, o flúor é um grande aliado. Porém, fica o alerta: o uso exagerado pode ocasionar manchas nos dentes e, em alguns casos, mal-estar e vômitos. Por isso, o ideal é consultar um dentista antes de qualquer tratamento.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da aplicação de flúor? Então, compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta