Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

alimentos saúde bucal

Conheça 7 alimentos que ajudam a saúde bucal

Você sabia que existem alimentos que ajudam a saúde bucal? Além de escovar os dentes com frequência, utilizar fio dental e visitar o dentista regularmente, você pode utilizar a alimentação para prevenir cáries, inflamação nas gengivas, mau hálito e outras doenças.

Certos alimentos deixam os dentes mais fortes e brancos. Além disso, ajudam no processo de limpeza, principalmente aqueles ricos em fibras. Quer saber quais são esses poderosos alimentos? Então, acompanhe o post de hoje!

1. Queijos

Queijos são ricos em cálcio, fósforo e caseína — que é um tipo de proteína que ajuda na reparação do esmalte dos dentes. Além disso, eles aumentam o fluxo de salivação, ajudando a eliminar os restos de comida.

O queijo também neutraliza o pH da boca. Quando não há equilíbrio, a boca fica ácida e acelera o processo de deterioração dos dentes. Ou seja, esse alimento deixa os dentes mais fortes, saudáveis e brilhantes.

2. Maçã

A maçã é uma grande aliada da saúde bucal e muita gente já ouviu falar sobre isso. Sua grande concentração de fibras, principalmente na casca, além de limpar os dentes, estimula o fluxo salivar.

É como se ela fosse uma escova de dentes natural, sendo muito recomendada após às refeições. Ao ingeri-la, você estará usufruindo dos seus benefícios alimentares e ainda prevenindo o aparecimento de cáries.

3. Pera

Assim como a maçã, a pera também ajuda na remoção de restos de alimentos, devido sua forte concentração de fibras. Ela ainda elimina o biofilme oral – acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes, à medida que é mastigada.

Seu sabor ácido e doce, estimula a produção de saliva, o que auxilia a limpeza e evita o surgimento de cáries, tal como a maçã. Ao ingerir uma pera fibrosa, ela massageará as gengivas, estimulando a circulação sanguínea.

4. Goiaba

Rica em vitamina C, o consumo dessa fruta ajuda a diminuir o sangramento das gengivas em pessoas com doenças periodontais. A vitamina também previne a falta de massa óssea que, com o tempo, pode ocasionar a perda dos dentes.

Além disso, possui uma boa quantidade de fibras, que resulta naquela faxina nos dentes, além de fazer muito bem para o sistema gastrointestinal.

5. Chá verde

Se você gosta de chá verde saiba que ele também é amigo dos dentes e das gengivas. Afinal, possui um antioxidante chamado polifenol Epigalocatequina Galato, que atua na prevenção da periodontite, inibindo o aparecimento de bactérias que causam a doença.

O chá verde também contém flúor, o que previne o aparecimento de cáries. Além disso, ele contém cafeína, e pode ser um excelente substituto do café, evitando, assim, as manchas nos dentes.

6. Cenoura

Assim como as frutas citadas acima, a cenoura atua na limpeza dos dentes e remove o biofilme oral, por ser muito fibrosa. Ela também mantém a boca hidratada e ajuda a eliminar bactérias que podem causar inflamações e doenças bucais.

Prefira consumi-las cruas para aumentar o exercício da mastigação, limpar as gengivas e remover até as placas mais resistentes.

7. Cebola

Se você não gosta de cebola está perdendo a oportunidade de consumir um alimento com forte poder antibacteriano. Se as bactérias são as grandes vilãs da saúde da boca, a cebola é sua grande aliada. Mas, para garantir essa proteção, deve ser consumida crua na salada, tanto no almoço e quanto no jantar.

Como pode perceber, o que você come tem uma grande influência na manutenção da saúde dos dentes. São alimentos fáceis de incluir no cardápio e que podem ser encontrados em todo supermercado.

Agora que você conhece os alimentos que ajudam na saúde bucal, não deixe de dividir essa informação com seus amigos. Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta