Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Como evitar cárie dentária

Como evitar a cárie dentária?

Cuidar da saúde bucal é imprescindível para quem deseja evitar cárie dentária e ter um sorriso bonito e saudável.

A cárie é uma erosão na superfície do dente, causada pelos efeitos combinados das bactérias, das placas, dos ácidos e do tártaro. Quando uma pessoa está com cárie, costumamos dizer que está com o “dente podre”, pois o dente fica deteriorado.

Entre as razões que levam ao aparecimento de cáries estão: falta de higiene ou má higiene bucal, má alimentação e fatores genéticos. Quando o dente cariado não é tratado logo, a deterioração aumenta e é preciso extrair o dente.

Se você prefere evitar cárie dentária a ter que fazer um tratamento, preparamos algumas dicas para você manter os seus dentes saudáveis. Acompanhe!

Sempre escove os dentes após as refeições

Pode até parecer um pouco óbvio, mas muita gente não escova os dentes após as refeições, seja por falta de tempo, seja por causa da correria do dia a dia ou por negligência mesmo. A escovação é importante para remover açúcares e amidos que se transformam em ácido corrosivo, causando a deterioração dos dentes.

Escove sempre os dentes com pasta dental que contenha flúor, pois ele protege os dentes contra as cáries. E não se esqueça de higienizar a língua, pois ela acumula muitas bactérias, mas não use a escova de dentes para isso, já que existem limpadores específicos para a língua.

Lembre-se de nunca dormir sem escovar os dentes, pois durante a noite a salivação é menor e, por isso, o número de bactérias é maior.

Use o fio dental

O fio dental é outro aliado para evitar cárie dentária, devendo ser usado todo dia, principalmente antes de dormir. Ele contribui para remover os resíduos mais difíceis que se acumulam entre os dentes, facilitando o aparecimento de placa e, consequentemente, de cárie.

Diminua a quantidade de açúcar

O açúcar é o grande vilão da saúde bucal, e muitos problemas orais são atribuídos a ele. Por isso, você deve evitar alimentos como doces, refrigerantes, bolachas recheadas e outros que contenham muito açúcar.

Entretanto, isso não quer dizer que você precise se abster totalmente dos doces. Apenas reduza o consumo e sempre escove os dentes após comer um doce.

Evite o cigarro

Se você gosta de um cigarrinho mas deseja manter os seus dentes saudáveis, é melhor parar de fumar. O cigarro diminui o equilíbrio da flora bucal, favorecendo o aparecimento de cáries.

Além disso, o tabaco causa outras doenças bucais, como câncer e problemas na gengiva. Se você é fumante e deseja manter dentes saudáveis, deve renunciar ao vício o quanto antes.

Vá regularmente ao dentista

Ainda que você cuide muito bem da sua saúde bucal, fatores genéticos também influenciam no aparecimento de cáries. Por isso, você deve ir ao dentista a cada seis meses para fazer um check-up bucal.

Além disso, você deve seguir sempre as orientações do seu dentista para evitar cárie dentária e outros problemas bucais. Lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar, e doenças orais descobertas no início são mais fáceis de tratar.

Agora que você já sabe como evitar cárie dentária, veja quais são os fatores que determinam a estética do sorriso.

Deixe uma resposta