Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Como escolher o fio dental ideal para sua boca?

O uso do fio dental durante a sua rotina de higienização bucal é algo indispensável para quem quer manter uma boa saúde. Para além da ação da escova, o fio consegue alcançar áreas mais estreitas e difíceis da cavidade bucal que costumam acumular resíduos, sendo um ótimo aliado para retirar a placa bacteriana, evitando a cárie e o tártaro.

Assim, já ficou claro que o fio dental tem um papel fundamental. Mas, você sabia que existem diversos tipos? Não? Então, conheça agora os principais tipos, suas particularidades e como escolher o fio ideal para você!

Escolha o fio dental ideal

Utilizar como critério a embalagem ou o preço, não é uma boa forma de escolha do seu fio dental. Ambas as formas podem fazer você cair no erro. Sendo assim, o melhor jeito de você tomar essa decisão é focando na sua necessidade.

Algumas necessidades especias que você pode ter são, por exemplo: utilizar aparelho ortodôntico, possuir os dentes com o espaço interdental bastante reduzido, possuir dentes amarelados, entre outros.

Entenda abaixo cada um destes tipos e descubra o tipo ideal para você.

Conheça os tipos

Múltiplo filamento

Esse tipo de fio dental é o mais comum. Ele composto por múltiplos fios entrelaçados que tem um alto poder de remoção de placas. É bastante popular, porque costuma ser também o mais acessível.

Filamento único

O tipo de filamento único também é chamado de “fita dental”, por possuir um formato mais largo e achatado. Como possui um único filamento é bastante resistente ao desfiamento e rompimento. Além disso, é bem mais fino que o comum, por isso tem uma maior precisão e fácil inserção em espaços interdentais mais apertados.

Superfloss

Esse é um super fio, feito especialmente para para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.

Ele é especial porque é composto por 3 partes: uma primeira mais rígida para ser mais fácil de inserir sob aparelhos ortodônticos e outros espaços, a segunda é de fibras esponjosas para facilitar a limpeza e uma terceira parte de fio múltiplo filamento para a limpeza entre os dentes.

Com haste

Esse é um tipo feito especialmente para áreas mais difíceis da boca, que de repente você não consiga alcançar com os dedos, normalmente.

Nada mais é do que um suporte de plástico que segura em sua extremidade um fio dental resistente. Dessa forma, fica mais fácil acessar locais mais complicados.

Whitening

O tipo whitening pode agregar qualquer um dos tipos anteriores, com a diferença de que ele tem um poder de embranquecimento dos dentes.

Descubra como usar corretamente

Passar o fio dental não é uma tarefa difícil, porém se não for feita de maneira precisa e cuidadosa pode acabar causando ferimentos na gengiva. O ideal é utilizar ao menos uma vez ao dia, de preferência no momento da última escovação do dia.

Para começar, pegue cerca de 45 cm de fio e enrole uma boa parte de suas metades em cada um dos seus dedos médios, deixando um espeço no meio.

Então, com auxílio dos dedos polegares e indicadores, mova o fio para cima e para baixo ao redor da base de cada um dos dentes, ultrapassando a linha da gengiva. Tome cuidado para não acabar machucando o tecido gengival.

Lembre-se de utilizar uma nova parte limpa do fio para cada novo dente a ser limpo e pronto! Você já tem a técnica necessária para realizar uma excelente higienização.

Curtiu as dicas sobre o fio dental? Então, que tal continuar aprendendo um pouco mais? Descubra agora como fazer a sua higiene bucal corretamente!

Deixe uma resposta