Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Aparelho de safira: Conheça todos os benefícios desta inovação ortodôntica

No ramo da ortodontia, o aparelho de safira tem sido um dos mais procurados por pessoas que desejam alinhar os seus dentes, obtendo uma estética muito mais agradável em comparação com o uso de outras estruturas, como as de cerâmica e policarbonato, por exemplo.

Muitos podem associar ou confundir o aparelho de safira com o de porcelana, mas a verdade é que a sua composição é feita de uma maneira bem diferente, principalmente no quesito estético e tecnológico. Para conhecer um pouco mais sobre esta inovação ortodôntica, fique atento a este post que iremos contar tudo para você!

Veja tratamentos ortodônticos

Como é feito o aparelho de safira?

A origem do aparelho ortodôntico de safira se deu a partir da revolução tecnológica que o ramo da odontologia sofreu durante os últimos anos. Na verdade, sua origem vem da linha dos aparelhos de porcelana, só que com a adição de uma tecnologia bem mais avançada, criado a partir de um único cristal de safira pura, capaz de oferecer um visual completamente agradável ao paciente.

Ele possui esse nome, pois a sua formação se dá a partir de monocristais de safira, criados através de estudos em laboratório. Além disso, comprovadamente, a safira é tida como o segundo mineral mais forte e resistente do mundo, proporcionando muito mais segurança para a prótese dentária.

Para você ter uma noção, os bráquetes do aparelho de safira, as pequenas peças acopladas aos dentes, possuem um grau tão alto de translucência, que eles chegam a ser quase que completamente transparentes na boca da pessoa.

Além disso, os contornos de forma arredondada e super polidos, tornam o processo de adaptação do aparelho muito mais fácil e confortável para o paciente, além de um design que oferece menos tempo na hora da limpeza (saiba como realizar a limpeza completa do aparelho).

Como saber se ele serve pra mim?

Como sempre indicamos aqui na página, a avaliação de sua condição dentária, bem como a indicação do uso de aparelhos ortodônticos, somente deve ser feita pelo seu dentista depois de uma completa avaliação. No entanto, existem algumas situações que podemos colocar em questão.

Por exemplo, no caso de dentes com coloração mais clara, o aparelho de safira normalmente costuma ser bastante indicado, pois a estética, incluindo os bráquetes, ficam quase que imperceptíveis durante o tratamento.

Já em dentes que possuam uma coloração normal ou até mesmo mais escura, os bráquetes feitos de porcelana são os mais indicados, pois geralmente proporcionam uma aparência bem mais uniforme. No entanto, todas essas informações você conseguirá compreender muito melhor após uma consulta com um ortodontista.

Os caminhos para um sorriso perfeito. Descubra o seu

Dói colocar aparelho?

Muita gente tem a dúvida se colocar aparelho dói. A verdade é que tudo depende muito do tipo de estrutura, da sensibilidade da pessoa e tudo mais. É comum alguns pacientes indicarem algum incômodo no momento da aplicação, até mesmo por não estarem acostumados com a nova condição.

Os aparelhos metálicos também podem propiciar um incômodo maior, principalmente em época de ajustes e manutenção. Mas em relação ao de safira, talvez esse incômodo se torne até menor, pois devido a sua tecnologia avançada, o atrito acaba sendo menor e a adaptação muito mais confortável.

Quais são os benefícios do aparelho de safira? Ele mancha os dentes?

O aparelho de safira, como já falamos, possui muitos benefícios devido a sua tecnologia de confecção mais avançada, o que inclui um maior conforto durante o tratamento, principalmente para os lábios e a parte de dentro das bochechas, além de uma aparência muito mais agradável graças a um visual quase que imperceptível.

Além disso, um outro benefício da estrutura de safira é que ao contrário dos aparelhos convencionais, que se utilizam de elásticos para poderem oferecer um suporte ao bráquete, e que com o tempo acabam pegando a coloração dos alimentos e hábitos como o fumo, o aparelho de safira não faz isso, ou seja, ele não mancha os próprios componentes e nem a sua dentição.

E você ainda pode ficar despreocupado, pois sua estrutura é bastante resistente, ou seja, ele não quebra ou descola com facilidade. E outra, com uma quantidade de atrito inferior em relação ao aparelho de policarbonato, por exemplo, sua ação se torna muito mais eficaz.

Outros benefícios do aparelho de safira!

  • Os bráquetes também são mais resistentes a rachaduras, deslocamento ou quebras, além de serem muito mais finos e também menores;

  • Não oferece riscos de fissuras em sua superfície, devido a um tratamento de calor no momento de sua confecção;

  • Dispõe de muito mais facilidade e um menor tempo na hora da limpeza, pois sua estrutura não possui sulcos, como normalmente acontece com outros tipos de aparelhos metálicos.

  • Bráquetes mais estéticos, bonitos e resistentes, que não mudam de cor com o tempo, permanecendo com uma coloração transparente durante todo o tratamento.

  • Os bráquetes são utilizados com arcos feitos a partir de uma liga especial, Níquel-Titânio termoativado, com propriedades de alinhamento acionadas com o calor corporal

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho de safira?

Como muitos sabem, não dá para calcular um tempo exato para o tratamento ortodôntico em uma pessoa, pois existem vários fatores que podem contribuir para o resultado final durante o processo. E com os aparelhos de safira a situação é a mesma, ou quase.

Alguns profissionais podem indicar um tempo médio para tratamentos desse tipo em torno de 24 meses mais ou menos, porém, mais uma vez, é uma estimativa inexata, uma vez que o paciente pode interromper o processo, não se cuidar devidamente, pode existir também a necessidade da troca do tipo de aparelho, entre outras situações. Por isso, as manutenções periódicas devem ser feitas de acordo com o seu dentista. Nunca deixe de fazer!

Quanto custa um aparelho de safira?

Depois de tantos benefícios e qualidades, é de se esperar que um aparelho desse tipo não seja assim tão barato, principalmente se levarmos em conta o seu nível de tecnologia e eficiência quando comparamos com o de policarbonato (o mais em conta) ou o aparelho feito de porcelana comum.

Um belo sorriso proporciona segurança, independente da sua opção por bráquetes estéticos ou metálicos. O tratamento ortodôntico pode melhorar alguns aspectos na sua vida, como o aumento da autoestima, o conforto e a saúde proporcionada por uma boa oclusão. Melhore seu sorriso sem chamar a atenção!

Baixe um e-book sobre aparelhos transparentes

Faça uma avaliação!

Para saber se o aparelho de safira é indicado para o seu caso, é importante realizar uma avaliação com um profissional qualificado. Por isso, entre em contato com a DentCare agora mesmo e marque logo a sua!

Deixe uma resposta