Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Por que a ortodontia é importante

Aparelho ortodôntico é importante, por que?

Qual aparelho ortodôntico você escolhe: aparelho dentário metálico ou transparente? Com borrachinhas coloridas ou a cor leitosa tradicional?

Qualquer que seja a sua preferência, crianças, jovens e adultos se rendem à Ortodontia. Entre os adolescentes há uma verdadeira febre quanto à escolha das borrachinhas do aparelho. Quais cores utilizar e como combiná-las para um resultado único?

Entre os adultos, a preferência pode ser até pelo invisível que, de tão discreto, parece que não existe. Todos eles, no entanto, têm um objetivo em comum: a correção da arcada dentária. Acompanhe este post fique por dentro!

Qual a importância dos aparelhos ortodônticos?

É uma especialidade da Odontologia em permanente evolução. Isso significa que o ortodontista é um dentista especializado. Seu objetivo é, sobretudo, corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estejam mal posicionados.

Esse trabalho consiste principalmente em adequar os dentes tortos, assim como encaixar aqueles que não o fazem naturalmente. E, por que razão isso deveria ser feito? Primeiro, porque dentes tortos são difíceis de limpar, acumulando resíduos e facilitando o processo de deterioração dos dentes.

Além disso, dentes assim também podem provocar um estresse nos músculos responsáveis pela mastigação e gerar dores de cabeça, dores na região do pescoço, ombros e costas.

Muito mais comodidade para você

Finalmente, os aparelhos ortodônticos são importante porque um sorriso esteticamente harmônico faz muito bem para a autoestima de qualquer pessoa.

Por outro lado, a análise da arcada dentária por um ortodontista deve ser feita a partir dos 6 anos de idade, facilitando a detecção de qualquer irregularidade e sua correção.

Como o aparelho ortodôntico funciona?

A base do trabalho corretivo promovido pela Ortodontia é a utilização do aparelho ortodôntico. Existem diversos modelos cujo papel principal é mover os dentes e alterar o crescimento da mandíbula e da maxila.

Sua ação se dá por meio de uma pequena pressão contínua sobre os dentes e os ossos maxilares.

Os principais tipos de aparelhos são:

Aparelhos ortodônticos fixos

  • aparelho ortodôntico fixo metálicos; e
  • aparelho ortodôntico fixo de porcelana ou de safira.

Aparelhos ortodônticos móveis

  • alinhadores transparentes;
  • mantenedores de espaços;
  • aparelhos reposicionadores de mandíbulas;
  • amortecedores de lábios e bochechas;
  • expansor palatino;
  • contenção;
  • aparelho extrabucal.

Veja tratamentos ortodônticos

Quais os principais benefícios dos aparelhos ortodônticos?

Os aparelhos ortodônticos são responsáveis por beneficiar o paciente do ponto de vista odontológico, corrigindo dentes mal posicionados na arcada e suas consequências. Do mesmo modo, também atende às expectativas estéticas e emocionais envolvidas com a apresentação de dentes harmonicamente posicionados na boca.

Os principais benefícios para o paciente podem ser assim relacionados:

Um sorriso bonito

Os aspectos estéticos de um sorriso tendem a ser cada vez mais valorizados na sociedade moderna. A Ortodontia consegue corrigir boa parte das desarmonias que se mostram na má formação da arcada dentária, propiciando uma apresentação visual mais bonita e agradável.

Uma autoestima mais elevada

Uma das consequências da correção estética é o resgate da autoestima do paciente. Junto com ela vem a vontade de sorrir mais vezes, sem a restrição de esconder o sorriso.

Fim da dor de cabeça tensional

Muita gente talvez não saiba que dentes mal posicionados e que não se encaixam de modo adequado quando a boca está fechada provocam tensão na musculatura. Essa tensão, quase sempre, resulta em dores de cabeça que podem ser sanadas pela correção ortodôntica.

Uma digestão melhor

Dentes mal posicionados não conseguem cumprir adequadamente a sua função de mastigação, exigindo mais do sistema digestivo no processamento dos alimentos ingeridos. Assim, a correção dentária facilita a digestão e o trabalho do estômago.

Agora que você já conhece melhor a Ortodontia, entre em contato conosco, marque uma consulta na DentCare Center e saiba muito mais.

Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta