Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Alinhamento dos dentes

Alinhamento dos dentes: tire aqui suas dúvidas!

Em busca de uma boa saúde bucal e de um sorriso esteticamente bonito, o número de pessoas que recorrem a tratamentos de alinhamento dos dentes têm crescido exponencialmente. E não é para menos, pois a tecnologia trouxe várias opções de tratamento que, além de serem rápidos, ainda proporcionam resultados satisfatórios.

Se você está em busca de informações sobre tratamentos disponíveis para alinhar os dentes, acompanhe a leitura que te explicaremos como funciona.

O que é alinhamento dos dentes?

O alinhamento dentário consiste em técnicas odontológicas que visam a deixar os dentes com uma aparência esteticamente agradável, corrigindo erros de obstrução, desvio da carga dentária e má oclusão (mordidas erradas).

Os tratamentos disponíveis possibilitam que vários problemas sejam prevenidos ou resolvidos, sendo sempre necessária análise de um profissional especializado na área.

Como funciona o alinhamento dentário?

Para fazer o alinhamento do dente, são utilizados vários recursos ortodônticos, que consistem em movimentar os dentes até que eles cheguem à posição correta. É possível recorrer a diversas opções, como aparelhos fixos, removíveis e placas alinhadoras.

Esses aparelhos são instalados nos dentes para transformar o sorriso, deixando-o harmonizado com o rosto do paciente. Além disso, se o tratamento for bem conduzido, não causa nenhum prejuízo biológico aos dentes ou gengivas.

O sorriso que você sempre quis.

Alguns tipos de próteses também podem ser alternativas para o tratamento, dependendo do caso a ser tratado.

Quando o alinhamento dentário é importante?

A importância do alinhamento dos dentes vai muito além da estética. Muitas pessoas podem ter problemas causados pela má oclusão, tais como:

  • dores nas articulações;
  • dores nos músculos mastigatórios;
  • problemas como bruxismo e o apertamento dos dentes;
  • desgaste nos dentes;
  • perda da estrutura dentária associada ao estresse mastigatório;
  • amolecimento dos dentes, entre outros problemas.

Mesmo que seu caso seja simples e o fato de ter dentes desalinhados te incomode, você pode recorrer ao tratamento. Afinal, um dos objetivos da odontologia é promover o bem-estar dos pacientes e devolver sua autoestima.

Existem tratamentos disponíveis para evitar a aparência de adolescente?

Usar aparelhos convencionais pode ser incômodo para pessoas mais maduras, pois “dão um ar” de adolescente. Mas, felizmente, há várias opções de tratamento para quem não quer exibir um “sorriso metálico”. Vamos a elas:

1. Aparelho transparente

aparelho transparente é semelhante ao aparelho metálico, porém, possui bráquetes translúcidos, que podem ser de policarbonato, porcelana ou safira. O aparelho transparente funciona da mesma forma que o convencional —, a única diferença é que ele é mais agradável esteticamente.

2. Aparelho lingual

Semelhante ao aparelho convencional, o aparelho lingual também possui bráquetes metálicos. A diferença é que ele é fixado na parte interna da arcada dentária, ficando totalmente invisível. Dessa forma, quem deseja se submeter ao alinhamento dentário com o máximo de discrição pode optar por esse tratamento.

3. Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes são moldeiras de acetato transparente, semelhantes às placas de clareamento dentárioporém mais resistentes. Além de serem muito estéticos, pois são praticamente imperceptíveis, ainda são removíveis e podem ser retiradas na hora da alimentação e da higienização bucal.

4. Facetas dentárias

As facetas laminadas e as lentes de contato são próteses que também permitem pequenas correções como dentes tortos (inclinados ou girados). São boas alternativas para quem precisa de um tratamento rápido, eficaz e indolor e os resultados do tratamento são satisfatórios.

Baixe um e-book sobre aparelhos transparentes

Qual o tempo de tratamento?

Isso é uma coisa que somente seu dentista poderá responder, pois cada paciente tem suas particularidades. Em alguns casos, alguns meses de tratamento são suficientes; já em outros, são necessários anos para corrigir o problema.

Vale ressaltar também que cada método para alinhamento do dente tem indicações diferentes. Por isso, é importante procurar um profissional especializado e ouvir suas orientações referentes ao melhor tipo de tratamento para seu caso.

Quer ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à saúde bucal? Então, siga nosso perfil no Facebook e Instagram e acompanhe nossas postagens!

Deixe uma resposta