Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

Alinhadores transparentes: conheça essa nova tendência

Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, os tratamentos ortodônticos passaram por uma revolução. O aparelho fixo metálico deixou de ser a única opção para quem deseja ter um sorriso alinhado, dando espaço para novas opções de tratamento, como os alinhamentos transparentes.

Os motivos para escolher esse tipo de tratamento são variados: esteticamente mais discretos, confortáveis e, em muitos casos, são a opção mais interessante para pessoas que buscam tratamento ortodôntico na vida adulta.

Se você quer saber mais sobre essa nova tendência da odontologia, acompanhe o post que vamos contar tudo!

O que são alinhadores transparentes?

Os alinhamentos transparentes são como qualquer outro tipo de tratamento ortodôntico, mas feitos com materiais diferentes dos utilizados para confecção dos aparelhos metálicos. Esses materiais são chamado de aparelhos invisíveis ou alinhadores transparentes.

Os alinhadores transparentes são moldeiras de acetato transparente, semelhantes às placas de clareamento dentário, porém mais rígidos, pois tem a função de movimentar os dentes. Além disso, são removíveis, não possuem braquetes, fios ortodônticos e dispensam o uso das famosas borrachinhas.

Eles são confeccionados com a mais alta tecnologia 3D e personalizados para cada paciente com base em moldes retirados dos dentes e um planejamento digital detalhado, feito por meio de softwares específicos.

Como é feito o tratamento?

Pacientes que se submetem ao alinhamento transparente precisam fazer o uso sequencial de diferentes moldeiras. Cada moldeira apresenta uma leve alteração na posição dos dentes, em relação à anterior. Geralmente o paciente fica 15 dias com cada uma e a troca sequencial causa o ajuste gradual dos dentes, até que se chegue ao resultado desejado.

Muito mais comodidade para você

Mas, para que o tratamento cumpra seu objetivo é necessária a cooperação do paciente, que deve seguir à risca as orientações do dentista. Caso contrário, o tempo de tratamento pode ser longo e os resultados insatisfatórios.

Quando fazer o tratamento?

Pessoas que necessitam de corrigir pequenos desalinhamentos ou fechar breves espaços entre os dentes e não querem exibir um sorriso metálico, podem recorrer aos tratamentos com alinhadores transparentes. Eles proporcionam os mesmos resultados, mas são esteticamente mais favoráveis por serem quase imperceptíveis.

A recomendação é sempre que os pacientes sejam submetidos a avaliações por dentista especialistas em ortodontia para definir o planejamento do procedimento mais adequado.

Quais as vantagens em relação a outros tipos de aparelhos transparentes?

Na certa, você já ouviu falar em outros modelos transparentes e invisíveis, como o aparelho lingual e aparelho transparente de safira ou porcelana. Apesar de serem discretos, eles são fixos. O aparelho transparente é visível e as borrachinhas que prendem o fio ortodôntico podem manchar com o consumo de certos alimentos e bebidas — como café e vinho tinto.

Quanto ao aparelho lingual, sua higienização é mais complicada, pois ele é fixado na parte interna da boca.

Vejamos algumas vantagens do alinhador transparente em relação aos modelos citados acima:

  • é praticamente invisível e dificilmente alguém vai notar que você está usando o alinhador;
  • pode ser removido na hora das refeições e da higiene bucal;
  • não atrapalha a fala;
  • não causa irritação nas gengivas e mucosas;
  • mais confortável;
  • não possui fios e braquetes, o que reduz o risco de acúmulo de tártaro, placa bacteriana e doenças periodontais.

Mesmo que os alinhadores transparentes sejam boas alternativas de tratamento, apenas o dentista é capaz de decidir qual tratamento o paciente deve se submeter —, pois cada caso é um caso. Por isso, nunca recorra a um tratamento ortodôntico sem verificar a credibilidade do profissional.

Baixe um e-book sobre aparelhos transparentes

Se você precisa de um tratamento ortodôntico para melhorar seu sorriso, a DentCare Center tem uma equipe altamente qualificada para lhe atender. Entre em contato conosco e conheça nossos planos e tratamentos!

Dr. Fernando Luiz S. Silva – CRO-RJ 23.204

Deixe uma resposta