Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

o que é botox

Afinal, o que é botox e para que ele serve?

Com o intuito de melhorar a estética e conquistar a aparência desejada, muitas mulheres, e homens também, têm recorrido a tratamentos de beleza, e um dos procedimentos mais procurados é a aplicação de botox. Mas, afinal, o que é botox?

Confira este post e entenda mais sobre essa técnica, para que ela serve e como pode te ajudar a atingir seus objetivos estéticos!

O que é botox?

A toxina botulínica, popularmente conhecida por botox, é um medicamento produzido a partir de uma bactéria denominada Clostridium botulinum. A princípio era utilizada nas áreas oftalmo e neurológica para tratar desvios musculares, entretanto, há alguns anos passou a ser utilizada na dermatologia também, com o intuito de corrigir rugas dinâmicas — ou rugas de expressão.

A toxina ao ser aplicada no músculo provoca seu relaxamento, bloqueando a transmissão dos estímulos para os músculos, o que impede a contração muscular, impedindo o aparecimento temporário das rugas.

Há alguns anos, dentistas também podem fazer aplicação da toxina em seus consultórios e clínicas.

Quais são seus benefícios?

A utilização desse procedimento pode trazer inúmeras vantagens tanto de forma preventiva, pois paralisa a musculatura, impedindo a movimentação e formação de novas rugas naquela área, quanto de forma reparativa, pois tira a tensão de determinada região, amenizando, assim, as marcas de expressão já existentes.

O bloqueio, quando bem aplicado, propicia um efeito natural, gerando um aspecto menos cansado e mais jovial.

Além desses benefícios estéticos, a toxina botulínica pode ser utilizada para outros tratamentos como:

  • redução de sudorese;
  • correção de estrabismo ocular;
  • contenção do bruxismo;
  • controle de espasmos faciais;
  • relaxamento de contração muscular devido a AVC;
  • controle dos tremores devido ao mal de Parkinson;
  • melhora de harmonia do sorriso, diminuindo a aparição da gengiva;
  • tratamento de incontinência urinária.

Como é feita a aplicação?

A toxina vem em pó e o especialista apto a fazer a aplicação precisará diluir este material com soro fisiológico. Logo após, esse produto é injetado na área a ser tratada, respeitando a distância de 1,5 cm de um ponto a outro, e observando a quantidade exata a ser aplicada que deverá estar de acordo com a necessidade e tipo de tratamento.

Esse procedimento é rápido, porém exige atenção para que não ocorra efeito indesejado, como a falta de expressão. É necessário pouca anestesia tópica pois é um tratamento quase que indolor.

Quais os riscos do procedimento?

Quando realizado por um profissional qualificado a aplicação de botox pode ser considerada muito segura. Porém, alguns efeitos colaterais podem surgir, dependendo do local e intensidade do tratamento.

Como a toxina é introduzida por meio de agulha, hematomas, dores ou até pequenos sangramentos são exemplos de efeitos que podem aparecer. Alguns cremes anestésicos podem colaborar diminuindo a dor no momento da aplicação.

Como dito antes, o procedimento deve ser realizado da maneira correta, pois se aplicada em quantidade excessiva pode levar a diminuição de expressão. Além disso o botox não deve ser utilizado em caso de infecção ou alergia à toxina e nem durante a gravidez.

Qual a duração dos resultados?

Após a aplicação, os efeitos não aparece imediatamente, são necessários até uma semana para que se perceba o resultado. E geralmente os efeitos duram entre quatro e seis meses, dependendo de cada paciente.

Esse tratamento deve ser utilizado com bastante cautela, evitando-se os exageros e seguindo as orientações recomendadas, para que obtenha-se os melhores resultados possíveis.

Agora que você aprendeu um pouco sobre o que é botox, sugerimos que compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem mais sobre o assunto.

Dr. Fernando Luiz S. Silva –  CRO-RJ – 23.204

Deixe uma resposta