Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h


  Contato : Telefone: (21) 3411-1001 | Whatsapp: (21) 98552-2020

má higiene bucal

6 problemas que a má higiene bucal pode causar

A má higiene bucal não é responsável apenas pelo mau hálito. Ela é também provoca diversos problemas de saúde, além de afetar a autoestima e comprometer a aparência.

Os risco de contrair doenças se dá pelo fato da boca ser a porta de entrada para as bactérias. Sem a higiene necessária, esses microrganismos chegam à corrente sanguínea tendo, assim, acesso a outros órgãos.

Abaixo você confere quais os 6 problemas que a falta de higiene bucal pode causar. Confira!

1. Mau hálito

A halitose, conhecida popularmente como mau hálito, é um problema comum em pessoas que negligenciam a higiene dos dentes e da boca. Ela surge devido ao acúmulo de placas bacterianas que produz odores desagradáveis.

Além do mau cheiro, a pessoa pode ter irritações em toda a região bucal, aumentando o risco de desenvolver outras doenças, já que a boca que não higienizada corretamente acumula diversos microrganismos.

2. Cárie

Quando restos de alimentos permanecem em contato com os dentes por algum tempo devido a falta de escovação e uso do fio dental, cria-se o ambiente perfeito para o surgimento da cárie.

Além de atrair bactérias, esses resíduos de alimentos favorecem a produção de ácidos que podem estragar a estrutura dos dentes. Se não for tratada, a cárie pode evoluir para quadros mais graves como a formação de abcessos, inflamações e a morte da polpa dentária.

3. Problemas cardíacos

A má higiene bucal pode levar a problemas do coração. Segundo Dr. Ronaldo Medeiros em seu estudo sobre Prevalência de periodontite grave em pacientes submetidos à angioplastia coronária realizado na FIOCRUZ, apontam que pessoas que possuem periodontite são vulneráveis a problemas cardiovasculares como infarto, derrame, aterosclerose e outras complicações ocasionadas por coágulos na corrente sanguínea.

Por esse motivo, é importante que pacientes entubados recebam tratamento dentário adequado para evitar a proliferação de bactérias na boca e assim agravar seu estado de saúde.

4. Periodontite

A periodontite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos ligamentos e dos ossos que dão suporte ao dentes. Ela é um agravamento da gengivite — inflamação e infecção das gengivas — e suas consequências mais comuns são o amolecimento e a perda dos dentes.

Como foi dito acima, quadros graves de periodontite podem evoluir para complicações como embolias pulmonares, derrames e até mesmo perda da visão.

5. Gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando não removida, a placa endurece até formar o tátaro, podendo destruir aos poucos a estrutura que sustenta os dentes.

Além disso, ela pode evoluir para a periodontite e, assim, provocar quadros mais graves como a perda dos dentes e doenças cardiovasculares.

6. Retração da gengiva

Se não forem removidas, as placas bacterianas também são responsáveis pela retração da mucosa que protege as gengivas. Esse processo faz com que essa região fique mais sensível e suscetível a doenças, além de deixar a raiz do dente exposta.

Para evitar essas doenças, o cuidado e a realização de um check up bucal regularmente são indispensáveis.

Percebeu como a má higiene bucal pode colocar a saúde em risco? Então, aproveite e compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta